São Paulo Ricardo Nunes pede estudo sobre possibilidade de zerar tarifa de ônibus em SP

Ricardo Nunes pede estudo sobre possibilidade de zerar tarifa de ônibus em SP

O prefeito quer saber se o passe livre é viável do ponto de vista jurídico e financeiro para decidir se poderá implementar a medida

  • São Paulo | Do R7

Ônibus em São Paulo; prefeitura estuda concessão do passe livre

Ônibus em São Paulo; prefeitura estuda concessão do passe livre

Edu Garcia/R7 - 07.06.2022

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), solicitou um estudo sobre a possibilidade de  conceder o passe livre na cidade. Trata-se de um pedido antigo de movimentos sociais e estudantis, mas que nunca foi adiante na administração municipal. 

Nunes afirmou em um post no Twitter que pediu um estudo à SPTrans, a empresa municipal que administra o serviço de ônibus. "Pedi que a SPTrans faça um estudo jurídico e financeiro para analisar a viabilidade do transporte público gratuito, a tarifa zero. Caso seja viável, faremos com que o transporte coletivo seja mais utilizado e se use menos o transporte individual", diz. 

O prefeito não detalhou como seria o financiamento desse benefício. Atualmente, a prefeitura já repassa às empresas de ônibus mais de R$ 3 bilhões por ano para ressarci-las das gratuidades concedidas, como a do transporte gratuito de idosos. 

Recentemente, a prefeitura de São Paulo liberou o passe livre no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições nacionais. Na ocasião, Ricardo Nunes estimou que a administração precisaria repassar R$ 7 milhões às viações pelo transporte de 3 milhões de pessoas.

Últimas