Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ricardo Nunes responsabiliza Enel por falta de energia na Grande São Paulo

Prefeito reforçou que toda a equipe da prefeitura está nas ruas trabalhando; ao todo, 1,6 milhão ainda estão sem luz

São Paulo|Do R7, em Brasília

Nunes e equipe da prefeitura monitoram estragos causados pela chuva Reprodução/Instagram/@prefeitoricardonunes - 12.10.2024

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou na manhã deste sábado (12) que a Enel — concessionária de energia de São Paulo — é responsável pela falta de energia generalizada que afeta a capital paulista desde a tempestade ocorrida na noite desta sexta-feira (11). Em vídeo publicado nas redes sociais, Nunes reforçou que toda a equipe da prefeitura está nas ruas trabalhando para contornar a situação.

Leia mais

“Qual é o nosso problema? De novo, Enel. Nós estamos com toda equipe da prefeitura atuando, viramos a noite inteira, estamos com equipe na rua. Mais uma vez, a Enel dando problema para nossa cidade. Da outra vez que teve problema, eu fui para Brasília, entramos com ação judicial, fui à Justiça contra a Enel”, disse.

Segundo Nunes, mais de 2 mil agentes da prefeitura estão trabalhando em toda a cidade. Até o momento, são 154 semáforos sem energia e 174 árvores caídas, de acordo com o prefeito.

“A Enel é concessão, regulação e fiscalização do governo federal. Eu estive no Tribunal de Contas da União reclamando, fui no ministro, apresentei nossas queixas, levei representação e, mais uma vez, a Enel deixa a cidade nessa situação”, destacou.


Ao todo, segundo a Enel, mais de 1,6 milhão de pessoas ainda estão sem luz até as 11h deste sábado. Na sexta, o temporal que atingiu o estado provocou ventos de até 87 km/h e deixou três mortos no interior e um na capital. Uma mulher, uma criança de 6 anos e um homem, além de um cachorro que os acompanhava, morreram após a queda de um muro em Bauru.

A zona sul paulistana — onde foi confirmada a morte de um homem que estava em uma feira dentro de um condomínio, no Campo Limpo — está entre as regiões mais afetadas, em bairros como Santo Amaro, Sacomã, Campo Belo, Capão Redondo, Ipiranga e Alto da Boa Vista.


O apagão também afeta as zonas oeste, como em Alto de Pinheiros, Pinheiros e Butantã, leste, como Mooca, Vila Formosa e Tatuapé, norte, como em Pirituba, e central, como Bom Retiro, mas há relatos também em outras partes da cidade e municípios vizinhos.

A Enel marcou uma coletiva de imprensa para as 10h30 deste sábado (12). Antes de sua realização, no entanto, ainda na manhã deste sábado, ela disse que restabeleceu a energia para cerca de 500 mil clientes.


“Às 20h, 2,1 milhões de clientes tiveram o serviço afetado, sendo que, no momento, são cerca de 1,6 milhão de clientes impactados. De imediato, a companhia acionou um plano de emergência e cerca de 800 equipes (1,6 mil técnicos) estão em campo. Ao longo do dia, a empresa mobilizará cerca de 2.500 técnicos. Em alguns locais, trechos inteiros da rede foram danificados e será preciso reconstruir quilômetros de rede, trocar postes, transformadores e outros equipamentos”, diz a concessionária, em nota.

Segundo a empresa, ela está disponibilizando cerca de 500 geradores para os casos mais críticos. Ela, no entanto, não informa quais são esses locais — mas diz que dois helicópteros estão percorrendo as linhas de alta tensão para identificar falhas em locais de difícil acesso.

Aeroportos

O temporal também afetou a operação dos aeroportos na sexta. Em nota, a Aena, concessionária que administra o aeroporto de Congonhas, afirmou que, “devido às condições meteorológicas”, o terminal teve as operações suspensas das 19h53 às 20h12, e alguns trajetos precisaram ser alterados para outros aeroportos. Também há registro de voos cancelados, segundo informações de companhias aéreas.

Em Guarulhos, a concessionária GRU Airport confirmou que 15 voos foram transferidos para outros aeroportos, enquanto cinco foram cancelados.

As operações ocorrem normalmente neste sábado.

Nas redes sociais, moradores têm relatado problemas e reclamado à Enel.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.