Rolezinhos de Natal nas zonas norte e sul de SP assustam moradores
População compartilhou vídeos de vandalismo e roubos no Jardim Brasil, na zona norte, e no Jardim São Luís, na zona sul da capital paulista
São Paulo|Ingrid Alfaya, do R7

Dois "rolezinhos de Natal" assustaram moradores do Jardim Brasil, na zona norte, e do Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. Ambos os casos aconteceram no último dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Vídeos que circulam na internet mostram centenas de jovens nas ruas dos dois bairros. Alguns deles aparecem vandalizando carros e motos, enquanto outros dão tiros para o alto.
Veja também: Pancadão fecha rua na zona sul de São Paulo
Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que, somente nos dias 24 e 25 de dezembro, recebeu 5.700 chamadas por Perturbação da Ordem Pública, caracterizadas por diversas ações como som alto, na cidade de São Paulo.
Também disse que "as festas, por si só, não constituem crime e a ação da PM somente pode ocorrer a partir de fatos ilícitos como uso ou tráfico de drogas, exploração sexual, venda de bebidas alcoólicas para menores ou a perturbação do sossego" (leia a nota íntegra ao final da reportagem).
As cenas foram compartilhadas nas redes sociais pelos próprios frequentadores. Em uma das imagens, é possível ver diversos jovens em cima de um Ford Ka branco.
O carro está com os vidros quebrados, a lataria amassada e sem placa de identificação. Na postagem, o autor escreve: "Feliz Natal na favela". Ele ainda localiza o Jardim Brasil, a "kebrada de responça" (sic).
Veja mais: “Pancadão” acaba em briga generalizada na rua
Na página com a mesma localização, diversos moradores postaram sobre as "comemorações" natalinas . "A quebrada tá sinistra. JB e arredores vários carros roubados, várias motos tomadas, vários pedestres roubados. Virou terra de ninguém (sic)", lamentou um morador. Já uma jovem compartilhou os vídeos e afirmou que estava se sentindo festiva. Ela ainda marcou diversos amigos na publicação.

Já no Jardim São Luís, no lado oposto da cidade, jovens colocaram fogo em motos suspostamente roubadas. Também houve vandalismo em automóveis. Em um dos vídeos, o morador diz: "Só no Jardim São Luís você vê uma coisa dessas. Nem a polícia consegue acabar com o pancadão. É nós!".
Confira a nota da SSP (Secretária de Segurança Pública) na íntegra:
"O serviço de inteligência da Polícia Militar monitora a organização deste tipo de evento, visando a identificação dos locais em que os bailes estão acontecendo, já que os participantes alteram constantemente os endereços onde se concentram. O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) recebeu um total de 12.141 chamadas para atendimento de ocorrências de Perturbação da Ordem Pública, caracterizadas por diversas ações como som alto, nos dias 24 e 25 de dezembro no Estado. Na Capital foram recebidas 5.700 chamadas. Nesse período também foram realizadas 37 operações Cavalo de Aço, com apreensão de 45 motos.
Importante ressaltar que as festas, por si só, não constituem crime e a ação da PM somente pode ocorrer a partir de fatos ilícitos como uso ou tráfico de drogas, exploração sexual, venda de bebidas alcoólicas para menores ou a perturbação do sossego, normalmente caracterizada por vários chamados à instituição. Até o momento, no ano de 2018, somente na capital e região metropolitana, 481 veículos foram autuados por bloqueio da via e 214 por uso de equipamentos com som em volume ou frequência não autorizados pelo CONTRAN."















