Saiba por que o trabalho da Alesp está na vida das pessoas
Integrantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo criam leis, promovem melhorias no transporte público, saúde e muito mais!
São Paulo|Do R7
As atribuições do deputado estadual são muitas e tem impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. Os 94 deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) atuam para reajustar o salário-mínimo do trabalhador paulista, criam leis, promovem melhorias no transporte público, saúde e muito mais!
A rotina desses políticos é participar de sessões plenárias para desenvolver e apresentar projetos de lei, assim como ajudar na avaliação e fiscalização de projetos encaminhados por outros deputados, governador, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e até mesmo cidadãos.
Os deputados também discutem maneiras de dividir o orçamento e recursos do estado para os municípios e avaliam a gestão e as contas apresentadas pelo governador. O cargo requer proatividade para criar alternativas de melhorias para a população e senso crítico para avaliar e fiscalizar o trabalho de seus demais colegas e do governador, sendo possível solicitar a criação de CPI´s (Comissão Parlamentar de Inquérito) para casos mais graves.
Em 2023, os deputados estaduais tiveram grandes conquistas em seu primeiro ano de mandato. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024 foi muito festejada, pois prevê R$ 307 bilhões de arrecadação para o governo do estado investir em melhorias para diversas áreas no ano que vem. É com esse recurso que o governo estadual irá promover melhorias para a população, fazendo investimento nas áreas da saúde, segurança, educação, mobilidade, habitação, entre outras.
Outras conquistas notáveis dos parlamentares em prol da população: o aumento real do salário-mínimo do trabalhador paulista (4 vezes acima da inflação registrada em 2023) e também a criação do programa estadual “Saúde da Mulher Paulista”, que visa prestar serviços de prevenção e assistência integral para a saúde das mulheres no estado de São Paulo.
E teve mais: a Alesp aprovou o projeto que simplifica a regularização de débitos inscritos na dívida ativa estadual. Agora a população terá descontos e a possibilidade de parcelar o pagamento da dívida, que pode chegar a até 145 vezes com 70% de desconto para microempresas e empresas de pequeno porte.
Se você quer saber mais sobre as atividades dos deputados estaduais e o impacto delas na vida dos cidadãos paulistas, não deixe de conferir o site da Alesp!