Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Saiba quais cuidados tomar para curtir a Virada Cultural em São Paulo com segurança 

Segundo a PM, 1.400 policiais estarão espalhados pela capital paulista em mais de 300 viaturas. Público esperado é de 2 milhões de pessoas

São Paulo|Do R7

Policiamento foi reforçado em São Paulo para a Virada Cultural neste fim de semana
Policiamento foi reforçado em São Paulo para a Virada Cultural neste fim de semana

A Virada Cultural deve reunir 2 milhões de pessoas, segundo estimativa da Prefeitura de São Paulo. Desta vez, os palcos estão espalhados por várias regiões da cidade. Para evitar problemas de segurança, o público deve tomar alguns cuidados.

"Levar somente o necessário, como carteira, documento pessoal e celular junto ao corpo. Se for fazer uso, ir próximo a uma viatura ou policial, em local de grande circulação de pessoas e sem aglomeração. Quanto menos coisas levar, melhor", enfatiza a porta-voz da Polícia Militar, tenente Beatriz Miscow.

Para os shows, o efetivo será de 1.400 policiais, em mais de 300 viaturas, além da Operação Sufoco, já em andamento na capital com blitze para coibir crimes como o de roubo por falsos entregadores. 

Leia também

O ideal é ir com roupas confortáveis e tênis para fazer os deslocamentos entre as atrações. Não é recomendável consumir produtos em garrafa de vidro, para facilitar o descarte e evitar que o material seja usado para outro fim, como brigas.


O público deve dar preferência ao transporte público, que vai funcionar em horário estendido e em algumas estações de forma ininterrupta. É recomendado comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência para não provocar aglomerações desnecessárias.

Policiamento

"Os policiais vão usar as câmeras de uniforme, como já está sendo feito, e o policiamento será reforçado em todas as áreas da capital. No centro, há uma atenção especial por conta dos cinco grandes palcos instalados e a expectativa de maior aglomeração", explica a tenente Miscow.


Em caso de furto ou roubo, a vítima deve ligar para o 190 imediatamente ou procurar um policial a pé mais próximo, uma base móvel ou comunitária para receber orientação sobre como registrar a ocorrência e para que as equipes possam prender o criminoso.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que, na Virada Cultural descentralizada, foram levadas em conta as características e peculiaridades de cada uma das apresentações e regiões da capital.


"As ações de polícia desenvolvidas terão como foco proporcionar o perfeito desenvolvimento do evento, garantir a ordem nos locais de deslocamento de público e preservar a integridade dos participantes em geral, através do policiamento ostensivo e preventivo", escreveu.

Além do policiamento preventivo a pé e motorizado, o evento terá bases de policiamento comunitário, instalações físicas, efetivo da Operação Sufoco nos pontos com maior concentração de público, apoio dos Comandos de Trânsito e de Aviação e do Policiamento de Choque.

Já as câmeras de videomonitoramento da Polícia Militar terão as lentes voltadas para a identificação de condutas suspeitas, antissociais e criminosas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.