Logo R7.com
Logo do PlayPlus

São Luiz do Paraitinga adia Carnaval após chuvas deixarem 700 pessoas desalojadas

Não foi divulgada uma nova data para a folia na cidade histórica. Em 2010, o município sofreu com uma inundação

São Paulo|Do R7

Carnaval de São Luiz do Paraitinga
Carnaval de São Luiz do Paraitinga

A Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, decidiu adiar a tradicional festa de Carnaval da cidade em razão das fortes chuvas que atingiram o município no último fim de semana. Os alagamentos deixaram 700 pessoas desalojadas, e a cidade entrou em estado de calamidade pública.

Segundo a administração municipal, as famílias desalojadas residiam na Vila do Distrito de Catuçaba, afetada pelas cheias do ribeirão do Chapéu e do ribeirão do Pinga.

Não é a primeira vez que temporais trazem prejuízos a São Luiz do Paraitinga. Em 2010, a cidade sofreu uma grande inundação, e parte de seus imóveis históricos foi destruída. A chuva afetou 10 mil pessoas, na ocasião. 

O Carnaval se recuperou, mas agora enfrenta um novo percalço, o adiamento das atividades que ocorreriam nos próximos dias. Veja a nota da prefeitura:


A Comissão de Organização do Carnaval 2023, após reunião com o Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Luiz do Paraitinga, com o Presidente da Associação dos Blocos, com o Presidente do Conselho Municipal de Turismo  COMTUR e com o Presidente da Câmara de Vereadores, decidiram, em consenso, adiar as festividades de Carnaval 2023 em razão das cheias do Ribeirão do Chapéu e Ribeirão do Pinga, que assolaram a Vila do Distrito de Catuçaba, deixando mais de 700 pessoas desalojadas.

Chuvas intensas e ininterruptas têm causado o encharcamento do solo, resultando em inúmeros deslizamentos de encostas, obstruindo as estradas, derrubando pontes, causando ainda o transbordamento recorrente do Rio Paraitinga, que corta todo o Município, deixando diversas famílias desalojadas e isoladas. Atualmente está 4 metros acima de seu nível normal.


Ademais, os serviços de Defesa Civil, tanto do Estado quanto do Município, declaram que as previsões meteorológicas indicam a continuidade das chuvas intensas, o que demanda uma situação de alerta por parte da Administração Pública, que deve dispor de toda a sua estrutura de pessoal e equipamentos para atender possíveis e previsíveis situações de calamidade.

Ressalte-se que a decisão do adiamento foi tomada por força da gravidade das circunstâncias e que o carnaval ainda será realizado, contudo numa ocasião mais propícia, para que todos possam usufruir do festejo em sua plenitude.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.