São Paulo amplia registro de boletim de ocorrência pela internet
Delegacia Eletrônica registrará quase todos os crimes no estado. Registro de estupros, violência doméstica, homicídios e latrocínios ainda são presenciais
São Paulo|Do R7
Crimes que só poderiam ser registrados presencialmente poderão a partir de quarta-feira (25) ser notificados pela internet, anunciou o governador João Doria em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (24) no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo. O registro deve ser realizado pela Delegacia Eletrônica no endereço www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.
Leia também
Podem ser feitas por computadores, smartphones ou tablets notificações de roubo ou furto a residência, roubo ou furto a estabelecimento comercial, crimes contra o consumidor, roubo ou furto de carga, ameaça e estelionato. “O sistema da Polícia Civil do Estado de São Paulo registrará pela internet a quase totalidade das ocorrências policiais. A única exceção são ocorrências que dependem de coleta imediata de provas, como homicídios, latrocínios, estupros e violência doméstica”, afirmou o governador.
A orientação é que as pessoas evitem ir pessoalmente às delegacias, que continuam funcionando normalmente. A medida serve para evitar aglomerações e reduzir a disseminação do coronavírus. A ampliação da Delegacia Eletrônica estava prevista para o segundo semestre deste ano, mas, por conta da pandemia, foi antecipada.
Após o registro online da ocorrência, o registro passa por avaliação da Central Eletrônica de Polícia Judiciária da área. Ao receber a notificação, o delegado responsável faz o enquadramento da natureza do crime e adota as medidas cabíveis, como entrar em contato com a vítima e providenciar diligências e perícias. A vítima receberá mensagem por e-mail com as requisições de perícia médico-legal e uma cópia do Boletim de Ocorrência.
Atualmente, já podem ser registrados os seguintes crimes: roubo ou furto de veículos, furto de documentos, celular, placa de veículo ou bicicleta, perda de documentos, celular ou placa de veículo, roubo de documentos, celular ou outros objetos, injúria, calúnia ou difamação, acidente de trânsito sem vítimas, desaparecimento de pessoas, encontro de pessoas, furto de fios ou cabos em vias públicas (somente para empresas concessionárias), e casos relacionados à proteção animal.
Na coletiva, o governador anunciou ainda que detentos do sistema prisional de todo o estado vão produzir 320 mil máscaras de proteçãoem fábricas adaptadas a partir desta quarta-feira (25). As peças terão custo de R$ 0,80 centavos por unidade. Doria disse também que pediu a isenção da tarifa de luz para famiílias de baixa renda e a garantia de que não haverá cortes no fornecimeto de energia elétrica. O pedido foi direcionado a todas as concessionárias do estado e à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).