São Paulo amplia validade de vacinas contra a Covid-19 após recomendação dos governos
Prazo da AstraZeneca agora é de 9 meses e da Pfizer, 12 meses. Frasco precisa estar fechado e armazenado na temperatura correta
São Paulo|Do R7
A Secretaria Municipal da Saúde ampliou os prazos de validade para os imunizantes contra a Covid-19 da Pfizer e da AstraZeneca, apenas os fabricados pela empresa Serum Institute of India e importados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), seguindo as recomendações dos fabricantes, do PEI (Programa Estadual de Imunização) e do Ministério da Saúde.
As vacinas da Pfizer, pediátrica e para adulto, passam de nove para 12 meses de validade com o frasco fechado e armazenado entre -90ºC e -60ºC. Após o descongelamento, o prazo continua sendo de 31 dias para o imunizante voltado para adultos e de 70 dias para o pediátrico. As duas devem ser armazenadas entre 2ºC e 8ºC após descongeladas.
Para a AstraZeneca, o prazo de validade passa de seis para nove meses, quando armazenada sob refrigeração entre 2ºC e 8ºC.
Leia também
Para evitar dúvidas dos usuários, a orientação é que as unidades de saúde mantenham um comunicado impresso na sala de vacina.
O documento referente à ampliação, com as novas orientações, os documentos técnicos e os lotes dos imunizantes que tiveram as datas ampliadas já foram distribuídos aos postos de vacinação e estão à disposição da população para consulta.
“É crucial que a população compreenda a necessidade de completar o ciclo vacinal e de tomar as doses de reforço que, como o próprio nome indica, visa reforçar a imunização contra a Covid-19”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.