Logo R7.com
Logo do PlayPlus

São Paulo atingiu apenas 40% da meta de imunização contra a gripe

Cerca de 5,5 milhões de pessoas foram vacinadas contra o vírus influenza, mas o objetivo, nas primeiras fases, era de 13 milhões

São Paulo|Agência Brasil

Campanha de vacinação contra gripe em SP atinge apenas 40% do grupo prioritário
Campanha de vacinação contra gripe em SP atinge apenas 40% do grupo prioritário

O estado de São Paulo atingiu apenas 40% da meta de imunização contra a gripe. O objetivo era de vacinar pelo menos 13 milhões de pessoas nas duas primeiras fases da campanha, no entanto, apenas 5,5 milhões receberam a dose do imunizante.

Leia também

Apesar de estar abaixo da meta, a cobertura vacinal no estado é superior à média nacional. Em todo o Brasil, menos de 30% do público-alvo compareceu a um posto de saúde para tomar a vacina contra a influenza.

Nesta quarta-feira (9), a campanha entra na terceira etapa e começa a atender novo público-alvo. Até o dia 9 de julho, devem ser vacinados 5,1 milhões de pessoas com comorbidades e deficiência (fisíca, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla).

Além disso, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, incluindo jovens e adolescentes sob medidas socieducativas, também podem receber a vacina contra a gripe nesta fase da campanha.


Primeira e segunda fase abaixo da meta

A primeira fase da campanha, que teve início no dia 12 de abril, era destinada a vacinar 5,5 milhões de crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e indígenas. No entanto, apenas 2,7 milhões de pessoas desse público-alvo compareceram aos postos de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, esses grupos podem continuar comparecendo aos postos mesmo com o início da terceira etapa da campanha, que se estende até o dia 9 de julho.

Segundo dados da secretaria, em 2020, foram registrados no estado de São Paulo, 809 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) atribuíveis ao vírus influenza, com 119 óbitos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.