Logo R7.com
RecordPlus

São Paulo é a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo, diz estudo

Levantamento levou em conta número de aeronaves registradas e de pousos e decolagens

São Paulo|Do R7

  • Google News
Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero comparou números de São Paulo com outras grandes cidades, como Nova York, Tóquio e Londres
Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero comparou números de São Paulo com outras grandes cidades, como Nova York, Tóquio e Londres DANIEL TEIXEIRA/AE

Um levantamento feito Abraphe (Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero) indicou que São Paulo é o município com a maior frota de helicópteros por cidades do mundo. São mais de 420 aeronaves registradas e em torno de 2.000 pousos e decolagens todos os dias.

Em segundo lugar ficou Nova York, nos Estados Unidos, e em terceiro a cidade de Tóquio, no Japão. O estudo foi apresentado na Labace, maior feira em aviação executiva da América Latina, em São Paulo, na semana passada.


A Abraphe usou dados de entidades representativas dos principais polos de aviação do mundo, como a FAA (Federal Aviation Administration), nos EUA e a MLIT (Ministry of Land, Infrastructure, Transport and Tourism), do Japão. Os órgãos são responsáveis pelo registro dos helicópteros. No Brasil, com informações da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) foi possível confirmar que o tamanho da frota de helicópteros da capital paulista.

Leia mais notícias de São Paulo


Nacional

Em 2012, o Brasil tinha 1.990 helicópteros registrados — a quarta maior frota civil do mundo. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos — 12.000 aeronaves —, seguido do Canadá e Austrália.


De acordo com a associação, o setor de helicópteros no País cresce 20% ao ano na média dos últimos cinco anos. São mais de 3.700 pilotos de helicóptero em operação e média anual crescente superior a 300 licenças emitidas para PCH (Piloto Comercial de Helicóptero) nos últimos três anos.

Um levantamento preliminar divulgado pelo (Cenipa) Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos indica que o número de acidentes com helicóptero no Brasil tem caído. Em 2012, a redução no número de acidentes envolvendo helicópteros foi de 15,5%, de acordo com o órgão federal. Até 2016, a meta do IHST, entidade internacional voltada à segurança de voo por helicóptero e parceira da Abraphe, é reduzir em 80% o número de acidentes com helicópteros no País.

Assista ao vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.