São Paulo São Paulo está preparada para outro período de seca, garante Alckmin

São Paulo está preparada para outro período de seca, garante Alckmin

Declaração aconteceu durante evento de saneamento nesta terça, (3) 

São Paulo está preparada para outro período de seca, garante Alckmin

Racionamento de água ocorreu em 2014 em São Paulo

Racionamento de água ocorreu em 2014 em São Paulo

Reprodução/Record TV Itapoan

São Paulo está preparada para outro período seco como o de 2014, disse nesta terça-feira, 3, o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), em conversa com jornalistas após participação em evento do setor de saneamento.

De acordo com o governador, duas obras que ficarão prontas em dezembro deste ano prometem aumentar a segurança hídrica da região metropolitana de São Paulo. Uma delas é a Parceria Público-Privada (PPP) do São Lourenço, um sistema novo que trará águas do Rio São Lourenço e disponibilizará mais 6,4 metros cúbicos por segundo de água para o abastecimento de São Paulo. Outra obra a ser entregue em dezembro é a Interligação do Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, que dobrará a capacidade de reservação.

Em comentário sobre os desafios ao setor de saneamento, Alckmin afirmou que a principal dificuldade hoje é o financiamento. Para atingir a universalização dos serviços, o governador avalia que há necessidade de se melhorar a gestão, aumentar a área de atuação das empresas do setor (para resíduos sólidos e água de reúso, por exemplo), diminuir os custos de captação de recursos e reduzir a carga tributária de água e esgoto.

Alckmin reforçou que o setor de saneamento está diretamente ligado à saúde, apontando a queda da mortalidade infantil e geral como resultado da melhora do abastecimento. "Saneamento também é emprego, é obra, disse, citando a PPP do São Lourenço, que chegou a empregar 4,5 mil trabalhadores no pico das obras.

    Access log