São Paulo inaugura memorial em homenagem às vítimas da covid-19
No 467º aniversário da cidade, Parque do Carmo, na zona leste, vai abrigar espaço para reflexão e resiliência em meio à pandemia
São Paulo|Do R7
No dia do 467º aniversário da cidade de São Paulo, comemorado nesta segunda-feira (25), a prefeitura inaugura um memorial em homenagem às vítimas da covid-19. O espaço foi instalado no Parque do Carmo, na zona leste, com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e uma escultura.
Segundo a prefeitura, "o memorial representa a resiliência e a solidariedade humana, oferecendo um espaço físico de reflexão". A ideia é dar esperança aos frequentadores do parque, por isso o ipê branco foi o símbolo eleito para representar esse momento, "dado seu caráter resiliente, contemplativo e medicinal".
Até o momento foram plantadas 3.338 mudas no Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e outras 3.303 no Parque do Carmo, totalizando 6.641 árvores de espécies nativas: araçá, ipê-branco, jequitibá-branco, aroeira-pimenteira, pitanga, goiaba, jabuticaba, paineira, cereja-do-rio-grande, uvaia, jatobá. Todas as mudas são provenientes do Viveiro Harry Blossfeld.
Leia também
A prefeitura recebeu a doação de uma escultura feita pelo programa AVARC (Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos), do Ministério Público de São Paulo, e pelo Projeto Hígia Mente Saudável. A obra foi idealizada pela promotora Celeste Leite dos Santos, pela oficial do cartório de registro civil de Americana, Fátima Ranaldo, e teve contribuições do promotor de justiça Sílvio Antonio Marques.
O monumento tem uma cápsula do tempo, onde as pessoas poderão deixar mensagens de condolência e contar suas experiências no enfrentamento ao novo coronavírus. As mensagens serão codificadas e transformadas em cápsulas, que serão depositadas na base da obra, contando a história daqueles que se foram.
As cápsulas serão lacradas na base do monumento memorial pelo período de 100 anos, com o intuito de que se tenha uma memória fidedigna da pandemia para as futuras gerações.
Projeto Hígia Mente Saudável
Criado para apoiar cidadãos e profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19, o projeto Hígia Mente Saudável é composto por representantes do Ministério Público de São Paulo, pelas Polícias Civil e Militar, além de médicos, enfermeiros, membros das forças internacionais da Paz, psicólogos, artistas plásticos, curadores de arte, organizações sociais e cidadãos voluntários com diversas áreas de especialização.
O projeto oferece escuta ativa de problemas causados pelo coronavírus, com suporte emocional, jurídico e espiritual, e tenta dar esperança às famílias em situação de vulnerabilidade.