São Paulo retoma de forma integral o atendimento na rede de saúde
Para agendamento, usuário deve ir até qualquer uma das unidades de saúde. Procedimentos também voltaram a ser realizados
São Paulo|Do R7
A cidade de São Paulo retomou integralmente nesta semana o atendimento presencial em consultas, exames e procedimentos nas redes de Atenção Básica e Especializada de saúde. As novas regras da prefeitura consideram a necessidade de garantir o atendimento adequado à população, com medidas de prevenção e redução dos riscos de infecção pelo novo coronavírus.
Para o agendamento, o usuário deve ir até qualquer uma das unidades de saúde. A medida leva em conta o avanço da campanha de vacinação no município, que atingiu 107% da população adulta acima de 18 anos e 97,2% da população de 12 a 17 anos com pelo menos a primeira dose.
Na Atenção Básica, a agenda deve ser planejada para atender as prioridades e demandas reprimidas durante a pandemia.
Leia também
Nos atendimentos odontológicos, as consultas foram retomadas em demandas clínicas e de prótese, além das de urgência.
Com as mudanças, as teleconsultas podem ser consideradas como estratégia de atendimento à população e devem ser registradas no prontuário dos pacientes.
Atenção especializada
Os serviços de saúde que prestam assistência especializada complementar, conveniados e contratualizados com a Secretaria Municipal da Saúde mantêm o atendimento clínico, cirúrgico e diagnóstico em 100% das agendas.
A partir de agora, as atividades em grupo não têm mais restrição de número de participantes, com distanciamento físico de 2 metros entre eles.
As visitas domiciliares estão mantidas. Para os pacientes em Oxigenoterapia Domiciliar, elas são realizadas por fisioterapeutas. Outra opção é o telemonitoramento em casos excepcionais por solicitação da família.
Retomada de cirurgias e exames
Em julho, a prefeitura criou o programa “Avança Saúde - Cirurgias e Exames” com o objetivo de reorganizar a grade cirúrgica do município de São Paulo. Para isso, a rede foi ampliada para atendimento 24h em cinco Hospitais Dia e estendeu, até as 22h, o atendimento em outras oito unidades que funcionavam até as 19h.
O projeto é direcionado às áreas de cirurgias geral, ginecológica, pediátrica, vascular, pequenas cirurgias, proctológica e otorrinolaringológica, além de alguns exames, como a colonoscopia e a endoscopia digestiva alta, para pacientes idosos ou com comorbidades.
Segundo a prefeitura, desde o início do programa foram direcionados para avaliação cirúrgica nos Hospitais Dia mais de 17 mil pacientes. Foram realizadas 8.981 cirurgias e 3.500 procedimentos diagnósticos e cirúrgicos.