São Paulo terá novas restrições a eventos com aglomerações
Anúncio deverá ser feito nesta quarta (12) pelo governador João Doria, que diz que atividades como o comércio não serão afetadas
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Estado
O Governo de São Paulo pretende restringir novamente eventos com aglomerações em todo o estado, devido à alta taxa de transmissibilidade da Ômicron, nova variante do coronavírus. O Comitê Científico de Combate à Covid-19 se reuniria na tarde desta terça-feira (11) para discutir recomendações que serão anunciadas oficialmente nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
"Vamos ter, evidentemente, restrições que já foram apresentadas para eventos de aglomerações, que é diferente de comércio, serviços, indústria e agronegócio", afirmou o governador. "Grandes aglomerações não são recomendáveis, e o comitê científico do estado de São Paulo já expressou essa deliberação", disse em evento em Monte Aprazível, no interior do estado.
Na última semana, o comitê declarou ser contra a realização do Carnaval de rua em São Paulo. O evento acabou sendo cancelado pela prefeitura da capital.
Leia também
Doria afirmou não haver, no momento, uma previsão de restrição a comércio e serviços nos moldes das quarentenas implementadas nos dois últimos anos. "Há, sim, cautela e recomendação expressa para que as pessoas usem máscara o tempo todo", afirmou o governador paulista.
O governador não entrou em detalhes sobre o tipo de evento que pode ser afetado. Segundo ele, as restrições a serem propostas e detalhadas oficialmente nesta quarta já foram apresentadas pelo comitê e são medidas cautelares para impedir ainda mais o avanço da variante Ômicron em São Paulo. Ainda nesta segunda-feira (10), o estado teve uma média móvel de 2.400 novos casos de Covid, ou seja, houve um aumento de 5.746% em relação a duas semanas atrás.