Secretário de saúde de SP diz que feriadão teve impacto positivo
Jean Gorinchteyn avalia que medida decretada na capital reduziu circulação de pessoas e desacelerou o número de óbitos por covid
São Paulo|Do R7
O secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou, nesta segunda-feira (5), que o megaferiado decretado pela prefeitura de São Paulo para conter a alta de casos de covid-19 teve impacto positivo no controle da pandemia em todo o estado.
Leia também
"Quando falamos da antecipação de feriados temos uma taxa de mobilidade menor, reduziu a circulação de pessoas e colaborou para as estatísticas de número de casos, internações e desacelerou o número de óbitos. Nossa visão é que [o megaferiado] teve um impacto bastante positivo", afirmou.
Gorinchteyn acompanhou ao lado do governador João Doria (PSDB) a entrega de mais um lote de um milhão de doses de Coronavac para o PNI (Programa Nacional de Imunização) na sede do Instituto Butantan.
De acordo com o governo, foram entregues 37,2 milhões ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), o que corresponde a 80,8% do total previsto no primeiro contrato com o Ministério da Saúde – 46 milhões de doses até 30 de abril.
Em março, foram disponibilizadas pelo Butantan 22,7 milhões de doses. Em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades. O Butantan trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são do Butantan.
O secretário de saúde comentou ainda sobre as cerca de 500 pessoas que morreram a espera de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em diferentes cidades de São Paulo. "Pelo fato de as pessoas estarem aguardando as UTIs não quer dizer que estejam desassistidas, muitas estão entubadas, monitoradas, acompanhadas e tomando medicações específicas. Estamos ampliando o número de leitos, resguardando a oferta de oxigênio e fazendo compras emergenciais do kit entubação.
Gorinchteyn disse que que o Estadi precisa do apoio do Ministério da Saúde para adquirir mais medicamentos. "O montante que recebemos na semana passada foi muito pequeno, capaz apenas de fomentar 48h de ação. Temos estoque para alguns dias e estamos apoiando os município para que não haja escassez desses produtos.
Questionado sobre a inauguração de um hospital para pacientes com covid-19 na região de Santa Cecília, no centro de São Paulo, o secretário de saúde afirmou que a unidade deve ser entregue no sábado (10). "Tivemos de fazer reprogramações e adequações do ponto de vista de gases medicinais, que atrasou nossa obra prevista para ser entregue agora, possivelmente entregue no sábado, talvez até sexta."