'Senti a janela e o chão tremerem', relata moradora do Grajaú (SP) após explosão de caixa eletrônico
Homens armados explodiram caixa localizado em supermercado da zona sul de SP. 'Parecia que a região estava dominada', diz
São Paulo|Fabíola Perez, do R7
A webdesigner Karina Chaves, de 25 anos, acordou por volta das 3h desta segunda-feira (5) assustada com o barulho de tiros em uma rua próxima a sua casa, no bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo. Isso porque homens armados estouraram um caixa eletrônico localizado no estacionamento do Supermercado Ricoy, na rua Rubens de Oliveira, nesta madrugada. "Parecia que a região estava dominada. As janelas e o chão tremiam."
"Achei que poderia ser bomba, mas logo em seguida percebi que não era. Escutei pessoas gritando e um barulho de explosão, umas quatro ou cinco vezes. Esses barulhos que estremecem a casa", diz ela. "Dava para perceber que a rua estava um caos, havia pessoas gritando pela janela", relata Karina.
Leia também
Segundo a moradora do Grajaú, os barulhos intensos permaneceram até as 5h da manhã e, segundo ela, mesmo com a presença de helicópteros, mais tiros foram disparados. "Não me arrisquei a abrir a janela", disse.
Karina diz que por meio das redes sociais percebeu que amigos e vizinhos compartilhavam o temor. "Disseram que tinha carros queimados no meio da rua, que o mercado está totalmente destruído, carros detonados. As estradas estão bloqueadas por um ônibus e outras por carros."
Karina, que trabalha em casa, diz que prefere não sair às ruas nesta manhã. "Ainda estou com um pouco de receio, mas pelo que vi a situação já está normalizada."
Explosão de caixa eletrônico
Homens armados estouraram pelo menos um caixa eletrônico localizado no estacionamento do supermercado Ricoy, na rua Rubens de Oliveira, altura do número 318, no Parque Residencial Cocaia, região do Grajaú, extremo sul da capital paulista, na madrugada desta segunda-feira (5).
De acordo com a Polícia Militar, o grupo interceptou dois ônibus, e pelo menos um deles foi incendiado na rua Rubens de Oliveira e atravessou os coletivos em ruas próximas ao supermercado para dificultar a aproximação dos policiais. Além deles, foram utilizados pelo menos quatro carros de passeio, também incendiados.
Os homens utilizaram explosivos para estourar o caixa eletrônico e tentar roubar o dinheiro. O local, depois das explosões, ficou totalmente destruído, e houve um foco de incêndio de aproximadamente 70 m² no mercado. Aparentemente, o grupo não conseguiu acessar o cofre onde é armazenado o dinheiro.
De acordo com os policiais, há a suspeita de que parte do grupo tenha roubado motos e fugido no sentido bairro do Jardim Apura. As viaturas tentam apurar mais informações sobre a ocorrência. O Corpo de Bombeiros atuou na extinção de incêndios em seis veículos, e foi realizado o desligamento da parte elétrica e de gás.
Muitos tiros foram disparados e fortes explosões foram ouvidas em todo bairro. Nas redes sociais, moradores da região disseram que acordaram assustados com a situação. Em um dos relatos, uma mulher disse que estava em um ônibus e presenciou os criminosos ao abordarem um coletivo à frente. O motorista retornou para o terminal assim que viu a cena.
O helicóptero Águia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, prestou apoio às viaturas na busca pelos criminosos. Agentes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) também foram acionados. O que se sabe é que já não há mais nenhum artefato explosivo ativo no local.