Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Sistema Cantareira opera com 38,8% de sua capacidade

Pelas novas regras da operação anticrise hídrica, está em estado de alerta. Outros reservatórios estão com mais da metade da capacidade

São Paulo|Vania Souza, da Agência Record

Sistema Cantareira opera com 38,8% de sua capacidade
Sistema Cantareira opera com 38,8% de sua capacidade

O Sistema Cantareira atingiu o nível mais baixo do ano neste domingo (19), segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e opera com 38,8% de sua capacidade.

No mesmo período em 2017 o Sistema Cantareira operava com 59,8 %.

Ainda de acordo com a Sabesp, o Cantareira está em estado de alerta. Segundo as novas regras da operação anticrise hídrica, em vigor desde 2017, o sistema entra automaticamente na "faixa 3", de estado de alerta, quando fica abaixo de 40%. Para ser considerado normal, precisa chegar a 60%.

No momento, não há previsão de melhora e a situação deve continuar crítica — os mananciais dependem de chuvas significativas para melhorar a condição e não há previsão de temporais para os próximos dias. Segundo o site de meteorologia Tempo Agora, a previsão é que volte a chover na capital paulista apenas no próximo sábado (25).


Sistema Cantareira entra em 'estado de alerta' com pior julho desde 2015

Todos os outros sistemas operam com mais da metade de sua capacidade, sendo o sistema Alto Tietê com 51,2 %; o sistema Guarapiranga com 60,2 %; o sistema Alto Cotia com 53,6 %; o sistema Rio Grande com 76,9 % e o sistema Rio Claro com 60,2 %.

Sistema Guarapiranga perdeu um quinto de suas reservas desde maio

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.