Sistema Cantareira tem primeira elevação de nível após 82 dias
Represas tiveram elevação de 0,2 ponto percentual, passando a operar com 28,3% da capacidade — ainda distante do nível normal
São Paulo|Do R7
O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas na Grande São Paulo, registrou nesta terça-feira (19) a primeira elevação de nível após 82 dias.
Com variação positiva de 0,2 ponto percentual, as represas passaram dos 28,1% da capacidade registrados na segunda-feira (18) para 28,3%. Apesar da pequena melhora, o sistema ainda está distante dos 60% considerados normais pela Sabesp, companhia de saneamento básico de São Paulo.
Leia também
A queda é geralmente mais acentuada no meio do ano, com a diminuição das chuvas. Ainda assim, o sistema teve uma alta isolada em 29 de julho, após registrar chuva de 12,5 mm. Desde então, as represas perderam 13,4 pontos percentuais em relação ao nível de armazenamento.
É esperado que as precipitações voltem de forma mais intensa a partir deste mês na região Sudeste, conforme vem acontecendo nas últimas semanas. No boletim divulgado nesta terça, a Sabesp apontou chuva de 9,7 mm, o que contribuiu para a elevação do nível.
Para efeito de comparação, em todo o mês de agosto houve precipitação de apenas 21,2 mm no sistema.
Segundo a Sabesp, a elevação de nível se deu por conta da chuva dos últimos dias, e não por manobras para utilização de água acumulada em outros sistemas. "A chuva acumulada no mês de outubro foi de 99,25 mm (até as 7 horas de 19/10/21), o que corresponde a 89,17% da média histórica para este mês", diz a companhia.