Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sobe para 49 o número de mortos no litoral de SP; mais chuva é esperada nos próximos dias

Trabalho de resgate continua, e número de vítimas deve aumentar; ainda há muitos desaparecidos

São Paulo|Do R7

Moradores da Barra do Sahy deixam casas em áreas de risco
Moradores da Barra do Sahy deixam casas em áreas de risco Moradores da Barra do Sahy deixam casas em áreas de risco

Subiu para 49 o número de mortos pelos temporais que atingiram o litoral norte de São Paulo no último fim de semana, e mais chuva é esperada para os próximos dias, informou o governo do estado nesta quinta-feira (23).

O número de mortos deve aumentar, já que os trabalhos de busca por dezenas de desaparecidos continua.

A previsão do tempo para a região é de chuva moderada e forte, depois de cidades do litoral norte paulista registrarem, no fim de semana, as maiores chuvas já vistas no Brasil em 24 horas — mais de 630 milímetros — desde o início desse tipo de medição, o que deixou mais de 3.000 pessoas sem casa e um rastro de destruição e morte.

"De acordo com os meteorologistas, no período entre quinta-feira e sábado, os dias serão marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que contribuirá para garantir a sensação de calor e abafamento na região do litoral norte", disse o governo paulista em nota.

Publicidade

"Essa condição, aliada à umidade proveniente do oceano e da Amazônia, criará condições meteorológicas para chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, ventos e pontual queda de granizo."

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de São Paulo atuavam na busca por vítimas e no resgate de sobreviventes.

Publicidade

Um navio da Marinha, equipado com helicópteros, médicos, leitos hospitalares, veículos de desembarque e militares do Corpo de Fuzileiros Navais deve aportar nesta quinta em São Sebastião, cidade mais atingida pela tragédia, com 48 mortes — a outra morte aconteceu em Ubatuba.

Mais cedo, nesta quinta, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, pediu em entrevista à CNN Brasil que seja decretada emergência permanente em 1.038 municípios onde os desastres causados por eventos climáticos extremos são frequentes.

Publicidade

Tragédias como a do litoral norte paulista são comuns em cidades brasileiras na época das chuvas devido a construções precárias e em áreas de risco.

Em fevereiro do ano passado, mais de 200 pessoas morreram após enchentes e deslizamentos atingirem Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Bahia e Santa Catarina também sofreram recentemente com desastres naturais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.