São Paulo SP: 4 hospitais não registram novas internações por Covid-19

SP: 4 hospitais não registram novas internações por Covid-19

Levantamento feito pelo Governo do Estado de São Paulo mostra diminuição no número de casos da doença após vacinação

  • São Paulo | Do R7

Levantamento feito pelo governo mostra que vacinação em SP tem gerado efeito

Levantamento feito pelo governo mostra que vacinação em SP tem gerado efeito

Pilar Olivares/Reuters - 18.06.2021

Um levantamento feito pelo Governo do Estado de São Paulo e concluído na última sexta-feira (22) mostra que quatro hospitais estaduais de referência para a Covid-19 não recebem novos casos e internações pela doença há pelo menos uma semana.

Os hospitais estão localizados nas regiões de Araraquara, Bauru, Baixada Santista e Grande São Paulo, onde o percentual da população com vacinação completa ultrapassa 60%, seguindo a tendência de todo o estado. As quatro regiões também têm baixos indicadores de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e clínicos.

O Hospital Estadual de Américo Brasiliense, localizado na região de Araraquara, não registra internação de pacientes confirmados com coronavírus desde o dia 13 de outubro. Além disso, no momento não há nenhum paciente internado com o vírus na unidade, que já está atendendo outras patologias devido à queda na demanda pela doença. Cerca de 707 mil moradores dessa região já estão com esquema vacinal completo. Ali, a taxa de ocupação de leitos é de 10,6% em UTI e 10,5% em enfermaria, os menores indicadores entre as quatro áreas analisadas.

Outra unidade de referência é o Hospital Estadual de Bauru, que também não recebe novos casos da doença desde 13 de outubro. No momento, há quatro pacientes internados na enfermaria e nenhum na UTI. A ocupação regional é de 17,1% em UTI e 6,5% nos leitos clínicos, com mais de 1,2 milhão de pessoas integralmente imunizadas.

Na Baixada Santista, o Hospital Regional de Itanhaém está há dez dias sem receber casos e também não possui, no momento, pacientes com Covid-19 internados previamente. A região registra ocupação de 23,2% em UTI e 15,2% em enfermaria; 1,1 milhão de residentes no litoral sul do estado já concluíram o esquema vacinal.

Já na Grande São Paulo, há três semanas não há novos casos da doença no Hospital Estadual Mário Covas. O hospital está localizado em Santo André e recebe pacientes por meio do referenciamento de unidades como UBS (Unidade Básica de Atendimento) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Grande ABC e também por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Atualmente há apenas quatro pacientes internados em enfermaria e três na UTI.

Últimas