SP bate recorde com 1,1 milhão de pessoas vacinadas com a 3ª dose
Apesar do bom resultado com as doses de reforço, há 3,4 milhões de cidadãos que ainda não tomaram a 2ª dose
São Paulo|Do R7
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (9), que 1,1 milhão de pessoas tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em todo o estado desde o dia 1º de dezembro. O número representa quase 20% do total de doses adicionais aplicadas desde o início da estratégia, em setembro.
Leia também
“São Paulo é o estado que mais vacina no país. Já são quase 6 milhões de pessoas que receberam a dose adicional. É fundamental que todos tomem a dose de reforço para garantir uma maior imunização. Ao avançar na vacinação, estamos protegendo a população”, destacou o governador João Doria (PSDB).
Nos últimos dias, o estado registrou mais de meio milhão de aplicações de doses adicionais. Na última terça-feira (7) foram 258 mil doses aplicadas e na segunda-feira (6), 291 mil doses nos 645 municípios.
Na última semana, São Paulo anunciou a redução de cinco para quatro meses no intervalo de administração do reforço, mediante recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado, diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de fim de ano.
“Reduzimos o intervalo de aplicação das doses baseados na recomendação do Comitê Científico e de estudos publicados em uma das maiores revistas científicas do mundo”, destaca a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.
Jovens são maioria entre os faltosos para receber a segunda dose
O estado de São Paulo está convocando 3,4 milhões de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para que busquem os postos para se imunizar e, assim, concluir o esquema vacinal antes do Natal e Ano-Novo.
O balanço contabiliza 806,7 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 845,3 mil da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e 1,7 milhão da Pfizer/BioNTech.
Entre as faixas etárias, os jovens são a maioria entre os que precisam se vacinar com a segunda dose. São 1,1 milhão de pessoas entre 12 e 19 anos e 926 mil entre 20 e 29 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. Entre 30 e 39 anos são 600 mil, já entre 40 e 49 anos são 376 mil e entre 50 e 59 anos são 236 mil pessoas. Os idosos acima de 60 anos são a menor parcela dos que precisam se imunizar, com 176 mil pessoas.
Para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, são necessárias duas doses da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias), da Fiocruz (oito semanas) ou da Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para receber orientações e completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.