SP: campanha contra pobreza menstrual arrecada 32 mil itens
Envolvendo 8 entidades e a CPTM, ação visa auxiliar jovens sem acesso a itens básicos de higiene no período de menstruação
São Paulo|Do R7
Uma campanha de combate à pobreza menstrual, organizada por oito entidades beneficentes e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), arrecadou mais de 32 mil itens de higiene pessoal feminina na Grande São Paulo.
Os produtos doados foram absorventes íntimos, sabonetes, cremes dentais, escovas de dente lâminas para depilação.
Já montados pelo comitê de arrecadação, os kits completos foram destinados a entidades de seis municípios: São Paulo, Jundiaí, Carapicuíba, Poá, Mauá e Osasco.
As doações vão auxiliar centenas de adolescentes e jovens sem acesso aos itens básicos de higiene no período de menstruação, e que, com certa frequência, deixam de estar nas escolas por não possuírem absorventes.
As entidades Amigos da Sacolinha, de Jundiaí, SOS Brasil Melhor, de Carapicuíba, a Comunidade São Remo, CDC (moradores de rua) e a Paróquia São Filipe Neri, localizadas na capital paulista, receberam as primeiras doações.
Posteriormente, os produtos também foram entregues na Gerando Falcões, de Poá, Tia Celia, de Mauá, e Núcleo Mulheres do Brasil, de Osasco.
Segundo um estudo de entidades da ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 700 mil meninas não têm acesso a banheiros ou chuveiro em seus domicílios no Brasil, e mais de quatro milhões não têm acesso a itens básicos de cuidados menstruais nas escolas.