Resumindo a Notícia
- A partir desta quinta-feira, a cidade de São Paulo começa a vacinar quem tem mais de 85 anos
- Há cinco drive-thrus espalhados pela capital paulista para fazer as aplicações contra a covid
- A expectativa da prefeitura é que sejam vacinadas 89.088 pessoas desta faixa etária
- Imunização deste público no Estado de SP se inicia somente na sexta-feira (12)
Idosos entre 85 e 89 anos poderão ser vacinados a partir desta quinta na capital paulista
EVANDRO LEAL / AGÊNCIA FREE LANCER / ESTADÃO CONTEÚDO - 10.02.2021Começa nesta quinta-feira (11) na cidade de São Paulo a vacinação de idosos a partir de 85 e até 89 anos em cinco postos de drive-thru. A expectativa é que sejam vacinadas 89.088 pessoas desta faixa etária.
A data foi antecipada em relação ao previsto pelo governo do estado, que comecará a vacinar esta população a partir de sexta-feira (12). A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) orienta que as pessoas não se antecipem ao horário de abertura dos drive-thrus para evitar desconforto desnecessário aos idosos.
O que muda na sexta-feira na capital é que as doses passam ser oferecidas também em todas as 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município e nos três Centros-Escolas que estão ativos desde o início da vacinação para os maiores de 90 anos.
A operação de imunização nos drive-thrus terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para coordenar a organização do trânsito local. O funcionamento das cinco unidades será entre 8h e 17h nos seguintes endereços:
1. Praça Charles Muller — Estádio do Pacaembu (Zona Oeste);
2. Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste);
3. Autódromo de Interlagos (Zona Sul) — Rua Jacinto Júlio – Portão 9 – KRF;
4. Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) — Rua Olavo Fontoura – Portão 38;
5. Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) — Rua Marechal Malet, 611 - Parque da Vila Prudente.
Já os idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção serão atendidos pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vacinados em suas casas.
Nas regiões sem a cobertura da ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o serviço.
A prefeitura paulistana reforça a informação que os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a covid-19 no site "Vacina Já".