SP: Centro de Contingência estuda testagem para comércio e serviços
Órgão analisa estratégias específicas para reduzir aumento de transmissão da covid-19 para lazer, comércio e serviços
São Paulo|Do R7
O Centro de Contingência de Covid-19 de São Paulo estuda a possibilidade de testagem em massa contra a covid-19 para segmentos específicos. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn , afirmou nesta quarta-feira (12), que setores de lazer, comércio e serviços solicitam ao governo formas de ajuda para continuar suas atividades econômicas.
Leia também
"Eles solicitam formas de continuar progredindo na possibilidade de ampliação de trabalho. Estamos criando ferramentas de acompanhamento e monitoramento desses setores. Essas estratégias não ocorrerão para toda a população e todos os setores da mesma forma, acontecerão pontualmente e darão a possibilidade de entender os setores específicos para que medidas sanitárias pontuais sejam tomadas e não obrigatoriamente para toda a população", informou.
Gorinchteyn ressaltou o que o estado precisa se adaptar às limitações impostas pela covid-19, da mesma forma como ocorreu com a H1N1. "As vacinas vão fazer parte dos calendários vacinais dos grupos etários. Essa convivência com a covid-19 nos exige conhecer melhor as dinâmicas vírus e tomar medidas mais eficientes em relação a setores expecíficos e não para toda a população", disse.
De acordo com Gorinchteyn, deve haver um alinhamento entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Regional e Econômico para se fazer acordos e tratativas setores e municípios para diagnosticar precocemente pessoas com poucos sintomas e assintomáticas para que sejam isoladas e, assim, diminuir a transmissão.