Logo R7.com
Logo do PlayPlus

SP cria unidade móvel para atender população em situação de rua

Ônibus é usado como estrutura física do Centro, que vai atender agora na avenida José César de Oliveira, na Vila Leopoldina

São Paulo|Do R7

Cidade de SP lança unidade móvel para atender população em situação de rua
Cidade de SP lança unidade móvel para atender população em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo criou o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População de Rua, uma unidade móvel que utiliza um ônibus como estrutura física. O serviço da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é novidade no país e foi lançado nesta sexta-feira (27).

Nos primeiros dias de operação, o centro móvel vai atender na avenida José César de Oliveira, altura do número 111, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o serviço pretende circular por locais de grande circulação da população em situação de rua. “É uma forma de a prefeitura estar mais próxima dessas pessoas para poder acolher e fazer a orientação”, explicou.

Leia também

O equipamento é similar ao já instalado em Belo Horizonte (MG), mas com operação em local fixo. Em São Paulo, o dispositivo vai atender de forma itinerante, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.


Segundo a prefeitura, a população será atendida na unidade móvel por uma equipe multidisciplinar composta por coordenadora, educadora, advogada e assistente social, com experiência no atendimento a pessoas em situação de rua. 

Encaminhamento


Após identificar a necessidade da pessoa atendida, a equipe vai encaminhá-la para os serviços públicos mais adequados às necessidades, explicando como eles funcionam e podem ser acessados. Nos casos de violação de direitos, a manifestação será encaminhada à Ouvidoria de Direitos Humanos.

De acordo com a prefeitura, o centro pretende desenvolver ações de formação e educação em direitos humanos para agentes públicos ou privados e realizar atividades coletivas.


“A entrega de um equipamento como esse, que garante atendimento acessível e itinerante às pessoas em situação de rua, dialogando olho no olho com elas, é uma medida transformadora”, afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

Guia PopRua

Nesta sexta, também foi lançado o Guia PopRua, publicação que reúne informações sobre equipamentos disponíveis e direitos da população em situação de rua, indicando onde e como acessá-los.

O guia aborda questões como a conduta profissional nas abordagens policiais, como encontrar centros de acolhida, locais para alimentação e higiene, entre outros. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.