Logo R7.com
RecordPlus

SP: Eduardo Kobra assina mural em homenagem à imigração japonesa

Com 4,5 metros de altura e 30 de comprimento, painel traz imagens de carpas em diferentes versões e significados

São Paulo|Do R7

  • Google News
Kobra se inspirou na obra "Ninfeias" de Claude Monet, para fazer o fundo do painel
Kobra se inspirou na obra "Ninfeias" de Claude Monet, para fazer o fundo do painel

O artista Eduardo Kobra, de 46 anos, assina uma nova obra em homenagem à imigração japonesa no Brasil de 1908, em um mural com proporções de 4,5 metros de altura por 30 metros de comprimento, no Beco do Batman, na rua Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena, em São Paulo. O painel deve ser inalgurado durante a noite desta quinta-feira (15).

Leia também

Kobra desenhou três carpas, uma delas, da espécie Koi ou Nishigoi, que é a mais cara já vendida no mundo, por cerca de 2 milhões de dólares. Outra carpa tem as formas de um origami, arte tradicional e secular japonesa de dobrar papéis. A terceira carpa mostra um tipo que nasce branca, com uma mancha vermelha na cabeça, o que faz referência direta à bandeira japonesa.


O muralista ainda destaca que as carpas, por sua longevidade, são um símbolo da resistência dos japoneses e dos imigrantes em geral. “A mais cara simboliza as grandes contribuições, como no campo da tecnologia, e a de origami, a delicadeza e o trabalho manual, tão marcantes na cultura japonesa”, conta o artista.

Kobra ainda acrescenta que “as pessoas que migram, fugindo de situações de adversidade e de perseguições, ou mesmo simplesmente em busca de novas perspectivas, merecem acolhimento e serem vistas como formadoras da grande cultura nacional”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.