SP faz busca ativa da população para discutir o Plano Diretor
Equipes com tablets conectados à internet vão visitar os 96 distritos para receber contribuições sobre planejamento da cidade
São Paulo|Do R7
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento começou nesta segunda-feira (26) uma nova fase do processo participativo para a revisão intermediária do PDE (Plano Diretor Estratégico). Com o avanço da vacinação contra a covid-19, as equipes pretendem visitar os 96 distritos da cidade de São Paulo para receber contribuições da população.
Na manhã desta segunda, uma das equipes esteve no terminal da Casa Verde, na zona norte, para ouvir os moradores da região.
"O objetivo é viabilizar a participação dos paulistanos que tenham alguma dificuldade de acesso à internet ou ferramentas digitais, construindo um debate amplo, democrático e transparente com a sociedade", imformou a prefeitura, em nota.
Esta é a primeira vez que a prefeitura faz a busca ativa pela participação social em discussões sobre o planejamento da cidade. A iniciativa será realizada nos próximos três meses, começando pela periferia.
Leia também
Segundo a prefeitura, serão duas equipes por dia nas ruas com tablets conectados à internet. Elas vão aplicar um questionário à população sobre temas a serem discutidos na revisão, como habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e social, meio ambiente e instrumentos urbanos.
A ideia é que a iniciativa ocorra ao menos uma vez em cada um dos 96 distritos. Na primeira semana, as equipes vão para os terminais de ônibus do Campo Limpo, Vila Nova Cachoeirinha, São Mateus e Cidade Tiradentes.
Abordagens
O formulário é simples, de múltipla escolha e trata de temas cotidianos, como mobilidade, emprego e habitação. Ele será atualizado a cada etapa do processo de discussão do PDE.
Nesta semana, a prefeitura também incluiu 70 telecentros nas ações do processo participativo do Plano Diretor.
Desde o início de maio, há uma enquete na plataforma digital Plano Diretor SP para reunir contribuições da população. Até o momento, mais de 2.800 participações foram registradas.
Outras 600 instituições se inscreveram para debater a revisão temática do Plano Diretor. As reuniões devem acontecer a partir de agosto, por teleconferência ou de forma presencial, e começam pelos eixos de Desenvolvimento Econômico e Social e Mobilidade.
A sociedade civil também poderá discutir a revisão do Plano Diretor por meio de audiências públicas, em reuniões com conselhos participativos ou pela plataforma digital.