SP faz força-tarefa para combater mosquito transmissor da dengue
As 28 Unidades de Vigilância em Saúde visitam bairros para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo montou uma força-tarefa com foco na eliminação de mosquitos adultos e larvas do Aedes aegypti. A ação, iniciada no sábado (30), prossegue neste domingo (1º) e pretende conscientizar a população sobre o perigo da dengue.
Cerca de 2 mil agentes das Uvis (Unidades de Vigilância em Saúde) farão visitas em domicílios e em pontos estratégicos nos bairros da capital. Será usado larvicida biológico e serão feitos bloqueios de transmissão, eliminação manual de criadouros, nebulização de inseticidas, também em veículos, e atendimento às solicitações dos moradores.
O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde por meio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) e da Divisão de Vigilância de Zoonoses.
Leia também
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde da cidade, Luiz Artur Caldeira, a administração municipal intensifica o combate ao Aedes aegypti devido à sazonalidade da dengue, uma vez que a doença tem maior incidência no período de chuvas e calor, o que favorece a proliferação do vetor.
Segundo a prefeitura, neste ano foram quase 470 mil visitas em residências, 450 mil ações de bloqueio de criadouros do mosquito e nebulização, além de 8.354 vistorias em pontos estratégicos.
A população não deve deixar água limpa parada, dentro de casa ou no quintal, para evitar a proliferação de mosquitos.