SP nega ter posto tarja em logo do Governo Federal em ônibus escolar
Governo paulista diz que Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação recomendou que fabricante cobrisse o símbolo federal
São Paulo|Do R7*
O Governo de São Paulo usou as redes sociais no último sábado (27) para dizer que não foi responsável por cobrir o logo do Governo Federal em ônibus escolares recebidos por prefeituras do interior do Estado.
Segundo o governo paulista, a tarja colocada em cima do logo do programa federal foi uma recomendação feita pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) diretamente para a fabricante.
"Na cartilha da Advocacia Geral da União sobre Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais para as eleições de 2020, há orientação expressa sobre a proibição do uso de nomes e siglas de órgãos públicos da União, suas autarquias e fundações públicas", explicou o Governo de São Paulo.
O governo disse ainda que "é falso que ônibus escolares distribuídos aos municípios do Estado de São Paulo não tenha sido comprados com verba do governo estadual". E afirma que São Paulo investiu R$ 211,6 milhões na compra de 868 ônibus escolares, entre 2020 e 2021, com todo recurso do governo estadual
Leia também
Um dos municípios que recebeu os novos veículos neste mês foi Matão. Segundo a prefeitura, o ônibus faz parte do Programa Caminho da Escola, do MEC (Ministério da Educação), que destinou para Secretaria Municipal de Educação para o transporte da área rural.
"O programa destinou os veículos aos Governos Estaduais, que encaminharam aos municípios. No caso de Matão, ao tomar conhecimento que o Estado de São Paulo seria contemplado com seis micro-ônibus do programa, o diretor-presidente do Detran SP, Neto Masselani, solicitou ao deputado Rogério Nogueira para que Matão recebesse um veículo", informou a Prefeitura de Matão.
*Com a colaboração de Beatriz Lopes