SP: Pró-sangue tem 34% de estoque e faz apelo por doações
Estoque baixo de sangue pode levar a cancelamento de cirurgias, afirma a fundação, que classifica situação como preocupante
São Paulo|Do R7
A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, tem apenas 34% da quantidade de estoque de sangue necessária para abastecer mais de 100 instituições da rede pública de saúde. O órgão faz um apelo urgente por novos doadores.
Segundo a fundação, a “situação é bem preocupante”. Entre as instituições citadas estão os institutos do Hospital das Clínicas, Incor e Icesp.
Ainda de acordo com a Pró-Sangue, os tipos O- e O+ estão em situação emergencial, com abastecimento para menos de um dia, e os tipos A- e B- estão em estado crítico, com estoque para um dia. Os baixos estoques podem levar ao cancelamento de cirurgias.
Como agendar doação
O agendamento pode ser feito online pelo site da Pró-Sangue (www.prosangue.sp.gov.br). A fundação sugere que o doador vá durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.
“A pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato”, informa o órgão.
Também é recomendado evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação, bem como não tomar bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Pessoas com gripe ou resfriado devem evitar temporariamente a doação. Após a recuperação, a orientação é que aguardem uma semana para estarem aptos.
Para mais informações, basta acessar o site www.prosangue.sp.gov.br ou no telefone Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).