São Paulo registra mês de novembro mais mortal no trânsito dos últimos oito anos
Segundo o Infosiga, 478 morreram em vias estaduais e municipais; cerca de 9 em cada 10 óbitos foram de pessoas do sexo masculino
São Paulo|Do R7
O estado de São Paulo registrou 478 mortes no trânsito durante novembro — a maior marca para o mês desde 2015, quando foram reportados 529 óbitos nas estradas paulistas.
Segundo dados retirados do Infosiga, 86,4% das mortes no trânsito durante o mês de novembro são de pessoas do sexo masculino. Ou seja, cerca de nove em cada dez óbitos são de homens.
Os motociclistas são as maiores vítimas do trânsito paulista, com 203 mortes. O segundo grupo com maior número de óbitos são os pedestres, com 108, seguido de pessoas em automóveis, com 106. Ciclistas e indivíduos em caminhões e ônibus completam a lista, com 22, 13 e quatro mortes, respectivamente. De acordo com o Infosiga, 22 pessoas morreram em outros veículos ou de forma não determinada.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Dentre os óbitos, 55% foram decretados com a vítima já no hospital, enquanto outros 40% aconteceram no local do acidente. A grande maioria das mortes — 341 — foram atestadas no mesmo dia, enquanto boa parte do restante teve como cenário os sete dias subsequentes ao incidente.
Das 478 mortes, 163 foram provocadas por impactos com os dois veículos em movimento, enquanto 84 tinham um dos objetos imóvel — seja um carro, moto ou poste, por exemplo.
As vítimas, em grande maioria, são da faixa etária de 18 a 24 anos e, em 63% dos casos totais, são os condutores do veículo.
Até o fim de novembro, São Paulo registrou o total de 5.040 mortes no trânsito ao longo de 2023.