SP tem eventos para homenagear Modernismo de 1922 neste sábado
Projeto Modernismo Hoje traz história do movimento, curiosidades, galerias e 'Agenda Tarsila' para lembrar artista
São Paulo|Do R7
As apresentações "cenário da Semana 22", no parque Ibirapuera e "Fantoches da Meia-Noite", na Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, ocorrerão neste sábado (4). Ambas fazem parte do projeto “Modernismo Hoje”, criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922.
O órgão lançou na quarta-feira (1º), data em que se comemora o nascimento de Tarsila do Amaral, a Agenda Tarsila, que também faz parte do projeto “Modernismo Hoje", um guia sobre a temática em São Paulo.
Leia também
Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista, como Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista.
O projeto disponibilizará conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. A gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.
“Nós vamos ampliar cada vez mais a oferta de serviços e a programação da Agenda Tarsila. Ela estará disponível até dezembro de 2022 e depois ficará como um registro da celebração do centenário”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão.
Ampla oferta cultural
O projeto Modernismo Hoje tem como objetivo gerar uma oferta cultural de relevância e qualidade, valorizar a Semana de 22 e seu impacto na produção cultural brasileira, estimular a reflexão sobre o modernismo e o legado dos modernistas e destacar o papel de São Paulo e dos artistas paulistas no movimento. Já foram realizadas mais de 40 atividades culturais, como exposições, apresentações musicais, seminários, palestras, leituras dramáticas, cursos, oficinas, residências artísticas e outras atividades.
As atividades englobam quatro eixos: programação das instituições culturais do governo; a Agenda Tarsila, um calendário integrado de atividades do poder público e da sociedade civil, o fomento, o apoio financeiro a projetos da sociedade civil e de prefeituras; e a articulação com o setor de turismo e o poder público de outras instâncias.
Mais detalhes e a programação completa do projeto podem ser encontrados no site oficial da Agenda Tarsila.