SP terá novo hospital de campanha para combate à pandemia na cidade
Complexo Esportivo do Ibirapuera, na zona sul, será inaugurado próxima sexta-feira (1) e terá 268 leitos para casos menos graves da covid-19
São Paulo|Cesar Sacheto, do R7
O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (29), a entrega do hospital de campanha do Complexo Esportivo do Ibirapuera, na zona sul da capital paulista, que será a terceira unidade para o tratamento de pacientes da covid-19 durante a pandemia do novo coronavírus na cidade - já estão em funcionamento os hospitais do Pacaembu e do Anhembi.
Leia também: Uso de máscaras será obrigatório no transporte de SP a partir do dia 4
O hospital terá 268 leitos reservados para casos menos graves e será inaugurado na próxima sexta-feira (1). A estrutura contará com 240 leitos de baixa complexidade e outros 28 leitos de estabilização, além de sala de descompressão, consultórios médicos e tomografia.
“Anunciamos o projeto no dia 7 de abril e fizemos a entrega em menos de um mês. O hospital do Complexo Ibirapuera atende 268 leitos e complementa o trabalho realizado por Prefeitura de São Paulo e governo do Estado com os hospitais de campanha do Pacaembu e do Anhembi”, ressaltou o governador João Doria (PSDB).
Leia também
Segundo o governo estadual, o novo hospital dispõe de todo o aparato tecnológico para garantir o atendimento com qualidade, humanização e prevenção a contaminações. As equipes de saúde e pacientes terão acesso à internet wi-fi para manter contato com familiares, pois as visitas e a presença de acompanhantes serão restritas. Os boletins médicos serão enviados por videochamadas, além de um canal por WhatsApp para contato diário.
Os internados terão suporte de uma equipe multiprofissional e atividades focadas no bem-estar emocional, como biblioteca itinerante, mandalas para colorir e outras atividades culturais. A estrutura também possui sistema de ar-condicionado e troca de ar constante, atendendo às normas sanitárias e de segurança.
Equipe de atendimento
O hospital de campanha do Ibirapuera terá 800 profissionais em atividade, sendo: 213 médicos, 444 profissionais de enfermagem, 33 fisioterapeutas, 14 farmacêuticos, dez assistentes sociais, oito nutricionistas, cinco psicólogos, dois fonoaudiólogos, 52 profissionais de apoio técnico e 19 recepcionistas. A equipes iniciaram um processo de capacitação nesta semana.
Origem dos recursos
As obras de construção da nova unidade hospitalar para atender os pacientes da covid-19 tiveram investimento de R$ 12 milhões na obra e custeio de R$ 10 milhões mensais. A estrutura foi erguida no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. A área total é de 7,5 mil metros quadrados e ocupa o gramado e parte da pista de atletismo do Complexo, graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, que cedeu o espaço para montagem.