SP vai usar scanner itinerante para identificar variantes do coronavírus
Tecnologia vai para o interior do estado e pode fazer até 300 análises por dia, com resultado no mesmo dia e local de coleta
São Paulo|Letícia Assis, da Agência Record
O governo de São Paulo, em parceria com o Instituto Butantan, entregou um container com tecnologia para a identificação de variantes do novo coronavírus. O governador João Doria (PSDB) anunciou a operacionalidade do scanner na manhã desta quarta-feira (4).
Segundo o governador, o container é parte de uma estratégia que envolve a realização de testes, onde as amostras são genotipadas para a identificação de variantes.
A tecnologia, única no Brasil e na América Latina, pode fazer até 300 análises por dia, com o resultado sendo conhecido no mesmo dia e local de coleta.
Leia também
O scanner vai ficar de modo itinerante no interior de São Paulo. A primeira cidade de parada do projeto será em Aparecida, onde o Instituto Butantan e a USP (Universidade de São Paulo) pretendem entender a distribuição do vírus por se tratar de uma região com alto fluxo rodoviário.
Na sequência, o container deve se deslocar até a Baixada Santista devido à chegada de navios com pessoas infectadas no Porto de Santos.
De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, o estado possui ao menos 53 casos confirmados com a variante Delta. Dos casos, todos foram identificados como autóctones, ou seja, infectados dentro do estado.