Supermercado é invadido e depredado em São Paulo
Loja localizada na rua Pamplona foi invadida e teve fachada destruída. Protesto, que começou pacífico, saiu do vão do MASP
São Paulo|Do R7
Manifestantes invadiram e depredaram uma unidade do supermercado Carrefour na rua Pamplona, na região da avenida Paulista, no centro de São Paulo, no início da noite desta sexta-feira (20) em São Paulo.
Leia também: 'Não existe racismo no Brasil', diz Mourão sobre assassinato no RS
Eles jogaram pedras contra o estabelecimento, levantaram grades, invadiram a loja. Alguns usaram as grades para quebrar vidros da fachada, outros, que conseguiram invadir a loja, tiraram os produtos das prateleiras e jogaram no chão.
O protesto acontece no dia seguinte ao assassinato de João Alberto Freitas, um cliente negro que foi espancado até a morte por dois seguranças em uma unidade da rede varejista em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Houve uma manifestação forma pacífica em frente ao Masp.
Veja também: Moradores protestam em Brasília contra morte de homem negro
Parte dos manifestantes desceu pela rua Pamplona, onde, ao passar em frente à loja, um grupo começou a atacar o estabelecimento. Por volta das 19h, o grupo havia se dispersado a a Tropa de Choque da PM estava no local.
O crime ocorreu na noite de quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira, 20 de novembro.
Um princípio de incêndio foi registrado dentro da loja, mas ainda não se sabe a origem das chamas. Os manifestantes saíram da avenida Paulista, onde houve um protesto em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo).
Veja protestos contra a morte de João Alberto pelo país:
" gallery_id="5fb83454c012ad055a00131b" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/supermercado-e-invadido-e-depredado-em-sao-paulo-29062022"]