São Paulo Suspeito de planejar ataques em massa é preso na zona sul de SP

Suspeito de planejar ataques em massa é preso na zona sul de SP

Jovem de 19 anos já tinha sido detido em 2020 e utiliza a internet para arquitetar planos. Entre os alvos estaria uma escola

  • São Paulo | Mariana Rosetti, da Agência Record

Policiais do DHPP prenderam suspeito de planejar ataques em massa em SP

Policiais do DHPP prenderam suspeito de planejar ataques em massa em SP

Reprodução/Google Maps

Um suspeito de 19 anos, acusado de planejar ataques em massa, incluindo uma escola, e de aliciar adolescentes pela internet, foi preso na manhã desta segunda-feira (10). Ele foi encontrado na casa de familiares, no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.

O jovem estava dormindo quando os agentes chegaram. Ele foi preso durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva por policiais da Delegacia de Crimes Cibernéticos do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), que o investigavam.

O homem já havia sido preso em março de 2020, às vésperas de um ataque arquitetado por ele. Na época, ele alegou insanidade mental e foi solto para fazer tratamento.

O acusado utilizava a internet para planejar ataques criminosos em massa, sendo um dos alvos uma escola, além de recrutar adolescentes para as ações. O celular dele foi apreendido.

O monitoramento das atitudes do acusado só foi possível através do setor de inteligência da Polícia Civil, que rastreia o endereço de IP - único para cada computador- e acompanha as movimentações.

Ainda de acordo com a polícia, muitas pessoas se escondem na internet, achando que não serão encontradas, e utilizam o anonimato para praticar crimes. Por meio do IP, os agentes monitoram conversas suspeitas a fim de identificar criminosos.

As equipes saíram da sede do DHPP por volta de 5h30. A Polícia Civil continua investigando outros dois adolescentes, suspeitos de envolvimento no esquema.

Últimas