Tarcísio diz que privatização da Sabesp pode aumentar tarifa de água: 'Vai subir num valor menor'
Governador do estado explicou durante um evento que a prioridade é a água chegar para todo mundo com um preço justo
São Paulo|Isabelle Amaral, do R7
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou durante a participação na edição 2023 do Fórum da XP Político, na segunda-feira (11), que a privatização da Sabesp deve elevar a tarifa. "Vai subir, mas a privatização garante que ela vai subir num valor menor", explicou.
Segundo Freitas, o governo está preocupado com a questão da tarifa, mas a prioridade, neste momento, "é a água chegar para todo mundo num valor justo, que vai ser mais baixo do que a situação da Sabesp sem ser privatizada", pontuou.
O político afirmou que a curva de crescimento da tarifa já era prevista mesmo antes da aprovação da concessão do saneamento à iniciativa privada.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Em outubro, quando Tarcísio enviou o projeto de lei para a privatização da Sabesp à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), ele apresentou aspectos importantes como a redução da tarifa de esgoto — e como essa redução seria sustentada ao longo do tempo.
Agora, com a aprovação da desestatização da Sabesp na última quarta-feira (6), o governador ressaltou a universalização do saneamento.
"A gente vai levar o saneamento para quem não tem. A vantagem é você não ter mais a zona norte sem água, é não ter mais a zona sul sem água, como acontece rotineiramente", pontuou.
Por fim, o governador celebrou a aprovação da privatização da Sabesp. "Vencemos uma etapa importante", concluiu.
Críticas à reforma tributária
Também no evento da XP, Tarcísio de Freitas fez críticas ao texto da reforma tributária que saiu do Senado Federal. Ele pontuou que está em contato com o deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da matéria na Câmara, para "retirar as aberrações do texto".
O governador afirmou que os deputados de São Paulo que votarem a favor da reforma tributária estão "votando contra o Estado".
Freitas ainda quer enviar à Alesp até o fim deste ano um projeto para aumentar a alíquota do ICMS no estado. Porém, o político ressaltou que o aumento, agora, seria "sangrar em quem mais sofre".
Veja imagens da posse de Tarcísio de Freitas como governador de SP