São Paulo Tarcísio prevê relação 'profissional e republicana' com governo federal

Tarcísio prevê relação 'profissional e republicana' com governo federal

O recém-empossado governador de São Paulo afirmou que teve 'contatos excelentes' com o presidente eleito

  • São Paulo | Fabíola Perez, do R7

Tarcísio afirma que a prioridade de sua gestão será o cuidado com as pessoas

Tarcísio afirma que a prioridade de sua gestão será o cuidado com as pessoas

Edu Garcia/R7 - 1º.1.2023

O recém-empossado governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), disse neste domingo (1º) que acredita em uma “relação muito profissional e republicana” com o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Os contatos que eu tive com o novo presidente foram excelentes, tenho certeza que todo mundo quer que o Brasil vá bem, as políticas públicas federais têm que chegar a São Paulo, e tenho certeza que vamos ser atendidos de forma republicana", destacou ele em entrevista no Palácio dos Bandeirantes.

Tarcísio não detalhou como será a relação com o governo federal e com o PT, mas expressou confiança na relevância do estado para o país. “Para o Brasil caminhar bem, São Paulo tem que caminhar bem. São Paulo representa 31% do PIB [produto interno bruto] do Brasil", ressaltou Tarcísio, ao mencionar a necessidade de uma boa convivência com o chefe do Executivo federal.

Escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar o Governo de São Paulo, Tarcísio adotou uma postura crítica ao PT durante a campanha eleitoral de 2022 e conseguiu derrotar Fernando Haddad no segundo turno da disputa, com 55,27% dos votos válidos.

Na entrevista concedida após a posse, Tarcísio também afirmou que a prioridade de sua gestão será o cuidado com a população. “Vamos cuidar das pessoas, o esforço todo em resolver problemas das pessoas que estão em situação de rua, déficit de professores, déficits de filas de exames”, disse ele.

Tarcísio reforçou que os demais pontos a ser tratados pelo novo governo envolvem o planejamento e estudos para desestatizações e a solução de problemas no campo tributário. Disse ainda que vai trabalhar para concluir as obras de transporte inacabadas. Sobre a agenda ambiental, ele garantiu que vai priorizar a segurança hídrica do estado.

Últimas