Tarcísio vai ampliar escolas cívico-militares em SP após governo federal anunciar o fim do programa
A gestão estadual vai editar um decreto para regular o projeto e ampliar as unidades dessa modalidade em todo o estado
São Paulo|Do R7
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou, nesta quarta-feira (12), a criação de um programa próprio de escolas cívico-militares para o estado de São Paulo. A declaração foi publicada em suas redes sociais horas depois de o governo federal declarar o fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
"Fui aluno de colégio militar e sei da importância de um ensino de qualidade e como é preciso que a escola transmita valores corretos aos nossos jovens", afirmou o governador.
O governo estadual, de acordo com Tarcísio, vai editar um decreto para regular o programa e ampliar as unidades de ensino cívico-militar em todo o estado. O gestor não informou um prazo para que isso ocorra.
O R7 questionou a Secretaria Estadual da Educação sobre a implementação do projeto, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.
Fim do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
O Ministério da Educação enviou um ofício a todas as secretarias de Educação do país e informou que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares será encerrado no fim deste ano.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o documento, a decisão partiu de uma avaliação feita pela pasta em conjunto com o Ministério da Defesa. O projeto foi criado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, 216 escolas estão em funcionamento em todo o país.
De acordo com o ofício, um processo de "desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvido em sua implementação e lotado nas unidades educacionais vinculadas ao programa" deve ser iniciado, e medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade devem ser adotadas.