Taxistas são autorizados a usar películas antivandalismo para inibir roubo de celular
Portaria publicada pela Prefeitura de SP exige, no entanto, que dispositivos sejam transparentes para tráfego em faixas de ônibus
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Diante do crescente cenário de roubos que a cidade de São Paulo enfrenta, a Prefeitura permitiu o uso de películas antivandalismo em táxis. A medida faz parte de uma portaria que já foi publicada.
Para que taxistas possam utilizar faixas e corredores de ônibus, os dispositivos devem ser transparentes para possibilitar a visualização do interior do carro. Em caso de abordagem policial, os motoristas devem apresentar a nota fiscal.
Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de risco, explica o funcionamento do dispositivo. “É uma película especial que, quando alguém usa uma pedra, um martelo, um objeto contundente contra o vidro, essa película distribui aquele esforço que geralmente é pontual e essa distribuição dificulta a quebra do vidro”, diz.
Leia mais
Apesar de auxiliar na segurança contra roubos, Portela aponta que as películas podem dificultar em outros momentos, como em resgates a pessoas presas em carros. Além da dificuldade em quebrar o vidro, dispositivos mais escuros dificultam a visibilidade do interior do carro.
“Esse gerenciar dos riscos está ficando cada vez mais complicado. É preciso respeitas as regras da prefeitura, para que a gente não tenha um efeito colateral. Você coloca a película, está protegido do assalto, mas perde a visibilidade e pode ter um outro tipo de acidente”, completa Portela.
O especialista ressalta que não há a proibição para motoristas comuns, mas o dispositivo deve seguir as regras de transparência já estabelecidas.
Perguntas e Respostas
Qual é a nova medida da Prefeitura de São Paulo em relação aos táxis?
A Prefeitura de São Paulo permitiu o uso de películas antivandalismo em táxis como parte de uma portaria já publicada, visando aumentar a segurança diante do aumento de roubos na cidade.
Quais são as condições para os taxistas utilizarem faixas e corredores de ônibus?
Os taxistas devem utilizar películas transparentes para que seja possível a visualização do interior do carro. Além disso, em caso de abordagem policial, os motoristas devem apresentar a nota fiscal do dispositivo.
Como funciona a película antivandalismo segundo o especialista Gerardo Portela?
Gerardo Portela explica que a película é especial e, ao ser atingida por um objeto contundente, distribui o esforço do impacto, dificultando a quebra do vidro.
Quais são as desvantagens do uso das películas antivandalismo?
Portela aponta que, embora as películas aumentem a segurança contra roubos, elas podem dificultar resgates em acidentes, pois dificultam a quebra do vidro e a visibilidade do interior do carro.
O que o especialista menciona sobre o gerenciamento de riscos?
Ele ressalta que o gerenciamento de riscos está se tornando mais complicado e que é necessário respeitar as regras da prefeitura para evitar efeitos colaterais, como a perda de visibilidade que pode causar outros tipos de acidentes.
As películas antivandalismo são proibidas para motoristas comuns?
Não há proibição para motoristas comuns, mas eles também devem seguir as regras de transparência já estabelecidas para o uso das películas.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
