TCE: 84% dos armazenamentos de remédios têm vistoria fora do prazo
Somente 15% dos estoques de remédio tinha auto de vistoria do corpo de bombeiros no prazo de validade. Operação fiscalizou 298 pontos no estado
São Paulo|Gabriel Croquer, do R7*
O levantamento produzido pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), em operação iniciada na última segunda-feira (27) para fiscalizar unidades de armazenamentos de remédios apontou que 84.23% dos estabelecimentos vistoriados não possuíam o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dentro do prazo de validade.
Leia mais: PSL tem 215 diretórios em situação irregular no Estado de São Paulo
Leia também
A operação fiscalizou 298 estabelecimentos-entre hospitais, UBS (unidades básicas de saúde), farmácias e almoxarifados- em 222 municípios do estado, através de questionamentos sobre a estrutura das farmácias públicas, estado dos medicamentos e manutenção do estabelecimento. O órgão pretendia também vistoriar o fornecimento, distribuição e controle de medicamentos.
A distribuição dos remédios entregues por meio de processos judiciais também esteve entre os serviços analisados. Mais de 308 agentes do órgão foram empregados na fiscalização.
Além das vistorias do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade, o levantamento também mostrou que 53.02% dos medicamentos nas unidades vistoriadas estavam próximos ao prazo de vencimento. Cerca de 13.7% estavam com a validade vencida.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya