“Tem que investir na modernização”, diz engenheiro sobre rede elétrica de SP
Ventania que atingiu a Grande São Paulo deixou mais de 2 milhões de imóveis sem luz desde a última quarta (10)
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Desde a ventania que atingiu a Grande São Paulo na última quarta-feira (10), mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica. Os ventos fortes provocaram quedas de árvores e mais de 300 cancelamentos de voos.
Em entrevista ao Jornal da Record News, Edval Delbone, engenheiro eletricista e professor no Instituto Mauá de Tecnologia, explica que as principais fragilidades da infraestrutura estão na rede elétrica “muito antiga e convencional”.
Para o docente, é preciso investir na substituição dos fios aéreos por cabos subterrâneos e na rede elétrica compacta — um sistema de distribuição de energia que usa cabos cobertos com isolamento e espaçadores.

“A nossa rede elétrica em São Paulo, a rede primária, ela é muito antiga e é convencional. Então, precisa investir, enterrar os cabos em regiões estratégicas, próximos de hospitais, aeroportos, grandes avenidas. Eu sei que é difícil e muito caro enterrar toda a rede elétrica, mas podemos fazer por partes os pontos principais estratégicos e depois fazer a expansão da rede compacta”, diz Delbone.
O engenheiro reforça a importância de investir na vegetação planejada, já que “tem muitas árvores doentes que caem com facilidade, galhos que precisam ser cortados”, além da instalação de postes “mais robustos” para suportar os ventos fortes.
Sobre a demora para restabelecer a energia elétrica, ele explica que “é muito difícil retornar essa energia com rapidez, então tem que pensar antes de acontecer, tem que fazer uma manutenção preventiva, não corretiva.”
“São Paulo é uma cidade complexa, tem trânsito, tem que interditar avenidas. Então, depois que aconteceu, realmente a manutenção é demorada mesmo”, completa Delbone, ao defender a modernização do sistema.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












