Temporal alaga unidade de saúde da Vila Prudente, na zona leste de SP
Teto da Unidade Básica de Saúde não teria resistido às fortes chuvas que atingiram a capital nesta quarta-feira (8). CGE decretou estado de atenção
São Paulo|Do R7

Com as fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo nesta quarta-feira (8), a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Prudente, na zona leste da cidade, teve parte de sua estrutura alagada. O teto não resistiu ao temporal e o imóvel foi inundado pela água, conforme revelaram vídeos gravados por usuários da unidade de saúde da Prefeitura de São Paulo.
Leia também: Temporal deixa São Paulo em estado de atenção para alagamentos
As imagens mostram funcionários da unidade retirando a água de dentro do local com rodos e correndo com computadores para protegê-los da água da chuva. O último balanço do Corpo de Bombeiros nas redes sociais apontou para chamadas para a queda de 5 árvores e outras 46 para enchentes e alagamentos.
Depois das fortes chuvas da última terça-feira (7), meteorologistas consultados pela empresa Tempo Agora alertaram para a probabilidade da ocorrência de novos temporais nas próximas 48 horas em todo o Estado de São Paulo devido à aproximação de uma nova frente fria e a formação de uma área de baixa pressão no litoral.
Há risco para a formação de alagamentos, transbordamentos de córregos e rios, ventos fortes e potencial para chuva de granizo.
Outro lado
Procurada pela reportagem do R7, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, informou que a região da UBS Vila Prudente foi atingida por chuva abundante na tarde desta quarta-feira (8) durante um curto espaço de tempo, o que excedeu a capacidade de drenagem das calhas da unidade, provocando infiltração em duas salas de atendimento da unidade.
No momento do temporal, não havia usuários na sala e todos os mobiliários e equipamentos foram transferidos para outro local. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da cidade de São Paulo), o índice pluviométrico na zona leste, até as 18h desta quarta, foi de 25,4mm e, na Zona Sul, 12,9mm.
Atendimento
As demais salas e o corredor da UBS não sofreram nenhum tipo de alagamento e não houve interrupção no atendimento. A unidade atende, em média, 700 usuários por dia. Ainda segundo a Prefeitura de São Paulo, a SPDM, organização social que gerencia a unidade, foi acionada para avaliação e, para que não tenha prejuízo na coleta de exames laboratoriais da próxima quinta-feira (9), foi montada uma nova sala nas dependências do Hospital Dia Vila Prudente para o atendimento dos usuários.
A UBS é uma Unidade Básica de Saúde Mista, com quatro equipes de estratégia de saúde da família (com médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde/cirurgião dentista/técnico e auxiliar de saúde bucal) e uma equipe de atenção básica (médico clínico, pediatra, ginecologista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, cirurgião dentista e auxiliar de saúde bucal) e administrativos.















