Temporal atinge SP, derruba árvores e provoca 150 chamadas aos bombeiros por alagamentos
Capital entrou novamente em estado de atenção após duas horas. Ventos chegaram a cerca de 50 km/h e ao menos 88 árvores caíram
São Paulo|Do R7, com informações do Cidade Alerta, da Record TV
Após uma trégua de cerca de duas horas, a capital paulista foi colocada novamente em estado de atenção para alagamentos nesta terça-feira (1º) pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), às 18h38, permanecendo nessa condição até perto das 21h.
Nesse intervalo, os bombeiros receberam 150 chamados para alamagentos, 88 para quedas de árvores e 11 sobre deslizamentos ou desabamentos. Entre as avenidas que ficaram intransitáveis estão o túnel que liga as avenidas Dr. Arnaldo e Paulista, o túnel João Paulo 2º, no Anhangabaú, e trechos da Avenida General Olímpio da Silveira, embaixo do "Minhocão".
No início de noite, todas as regiões da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros, entraram em estado de atenção. Mais cedo, a chuva havia atingido o Centro e a zona norte de forma mais intensa.
Os ventos chegaram a cerca de 50 km/h, derrubando árvores em todas as regiões. Na Avenida Dr. Assis Ribeiro, na Penha, uma árvore interditou uma das pistas. A queda de árvores teve como outra consequência a queda de energia em diversos bairros da cidade.
Houve ainda a interrupção de pousos e decolagens no aeroporto de Guarulhos por cerca de 20 minutos. Ao menos 14 voos que pousariam em Cumbica precisaram ser desviados.
Leia também
Novas áreas de instabilidade formadas pelo calor e a grande disponibilidade de umidade provocaram chuva moderada a forte na Capital paulista. Essas instabilidades estão se deslocando de leste para oeste e ganhando força na Grande São Paulo. O deslocamento das instabilidades é lento é há potencial para formação de alagamentos intransitáveis.
Nas próximas horas, o tempo permanece instável, com chuvas intermitentes.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias
Próximos dias
A massa de ar quente vai continuar sobre o estado de São Paulo. Por conta disso, os próximos dias terão sol, temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva entre o meio e o fim das tardes.
A quarta-feira (2) será ensolarada e quente. Os termômetros oscilam entre 21°C na madrugada e 32°C à tarde. As pancadas de chuva acontecem de forma isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Há potencial para chuva localizada e forte, com potencial para rajadas de vento e alagamentos.
Na quinta-feira (3), o cenário não muda. Sol forte, calor e chuva em forma de pancadas isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite. Mínima de 21°C e máxima de 32°C.