Temporal causa alagamentos em SP; bombeiros recebem 96 chamadas por queda de árvores
Todas as regiões da cidade, incluindo as marginais, ficaram em estado de atenção para alagamentos nesta tarde, até as 15h50
São Paulo|Do R7
A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos nesta tarde, começando pela zona leste, às 13h38, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura. Pouco após as 14h, as demais regiões ficaram na mesma condição, encerrada apenas às 15h50.
Segundo os bombeiros, houve 25 chamadas para enchentes, 3 para desabamento e 96 para queda de árvores. Entre as vias que ficaram alagadas estão trechos da Radial Leste, na zona leste, e da avenida Guarapiranga, na zona sul.
Áreas de instabilidade formadas pelo calor e alta umidade na atmosfera, associadas com a passagem de uma frente pelo litoral, começam a atuar com forte intensidade na zona leste, nas áreas das subprefeituras de Itaquera, Itaim Paulista e São Miguel Paulista.
Imagens do radar meteorológico do CGE confirmam chuva na zona sul, em Capela do Socorro e Cidade Ademar. As chuvas tiveram potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e queda de granizo.
Leia também
Na Vila Prudente, moradores registraram queda de granizo e falta de energia elétrica. Também houve queda de granizo na zona sul.
Recomendação
Para evitar problemas, a população deve seguir algumas recomendações:
• evite transitar em ruas alagadas;
• se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
• fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
• mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios; e
• planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, a recomendação é ligar para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no número 156 ou entrar no site para saber como está o trânsito nas principais vias.