Logo R7.com
RecordPlus

Temporal coloca São Paulo em estado de atenção para alagamentos

Defesa Civil emitiu alerta de chuva forte, com chance de raios, ventos e granizo

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

  • Google News
Chuva forte atinge a capital paulista nesta segunda-feira (16)
Chuva forte atinge a capital paulista nesta segunda-feira (16) Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo - 16.02.2026

A chuva forte que atinge São Paulo na tarde desta segunda-feira (16) colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos.


De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo, a combinação de calor com a entrada da brisa marítima está favorecendo a formação de áreas de instabilidade que provocam nesse momento chuva forte entre a Mooca, na zona leste, o centro, a Vila Mariana, a Marginal do Tietê, Santana, na zona norte, Butantã, na zona oeste, Campo Limpo e M’Boi Mirim, na zona sul.

Segundo o órgão da Prefeitura, o deslocamento lento das precipitações favorecem a formação de alagamentos e rajadas de vento. O tempo segue instável até o início da noite.


A Defesa Civil enviou alerta severo de chuva forte se espalhando pela cidade.

Segundo a Enel-SP, na região metropolitana há 74 mil imóveis sem fornecimento de energia elétrica, sendo 24 mil na capital. Taboão da Serra é a mais afetada pelo problema, com 52 mil pessoas sem energia (41% dos imóveis da cidade). Em São Lourenço da Serra, 710 dos 10 mil clientes da cidade estão sem luz, o que corresponde a 7% dos consumidores.


O Corpo de Bombeiros relatou ter recebido cinco chamados para quedas de árvores até às 16h45.

Como fica o tempo nos próximos dias

O CGE afirma que nesta terça-feira (17), o sol brilha forte pela manhã, mas entre o fim da tarde e as primeiras horas da noite, o calor juntamente com a propagação de áreas de instabilidade provenientes do interior provoca chuva em forma de pancadas com moderada a forte intensidade.


De acordo com o CGE, há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21°C ao amanhecer e a máxima de 31°C à tarde.

Na quarta-feira (18), o dia começa com sol entre muitas nuvens pela manhã e sensação de tempo abafado. Entre o meio da tarde e o início da noite, a combinação de calor e entrada da brisa marítima favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva que prometem ser mais generalizadas e com intensidade moderada a forte.

O CGE afirma que há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.