São Paulo Trânsito nos primeiros 15 dias de dezembro aumenta 20% em relação ao mesmo período de 2021 em SP

Trânsito nos primeiros 15 dias de dezembro aumenta 20% em relação ao mesmo período de 2021 em SP

Segundo a CET, as causas são as chuvas de verão, as comprar de final de ano e a Copa do Mundo; dia 8 foi o mais congestionado

  • São Paulo | Do R7, com informações da Agência Estado

Historicamente, o mês de dezembro costuma apresentar elevados índices de lentidão

Historicamente, o mês de dezembro costuma apresentar elevados índices de lentidão

Edu Garcia/R7 - 26.04.2022

O trânsito na cidade de São Paulo aumentou 19,8% nos primeiros 15 dias de dezembro em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Segundo a CET, historicamente, o mês de dezembro costuma apresentar elevados índices de lentidão, principalmente antes das festas, na comparação com outros períodos do ano. O mês também é marcado pelo início das chuvas intensas do verão.

Duas horas antes do jogo do Brasil contra o Camarões na Copa do Mundo, às 14h30 do dia 2 de dezembro, a capital registrou 474 km de lentidão. Durante a partida, que começou às 16h, o número caiu de 273 km para 2 km de trânsito, em uma diferença de cerca de duas horas.

Na mesma data em 2021, a cidade registrou 90 km de congestionamento às 14h e 152 km às 16h. Nesse sentido, a partida do Brasil na Copa do Mundo foi um fator determinante para a cidade ter um trânsito acima da média.

Porém, o recorde de congestionamente foi registrado em 8 de dezembro, véspera do jogo do Brasil contra a Croácia, com uma média de 292 km durante todo dia. O horário que mais apresentou lentidão foi às 18h30, com 485 km, que tradicionalmente é horário de pico na cidade, com um grande volume de pessoas saindo dos trabalho.

São três fatores que explicam o aumento, de acordo com a CET: as compras de natal e confraternizações de final de ano, que geram um aumento no deslocamentos na cidade e da população flutuante; as chuvas de verão, que ocasionam a redução de velocidade e alagamentos, aumento do uso de veículos particulares em dias chuvosos e um elemento fora de época, que foram os jogos de futebol da Copa do Mundo.

Trânsito e pandemia

O trânsito voltou aos mesmos patamares de antes da pandemia, embora o trabalho híbrido e o ensino a distância tenham virado rotina para uma parte dos moradores.

A média diária de lentidão dos cinco primeiros dias do mês ficou em 99 quilômetros e 116 quilômetros em 2020 e no ano passado, respectivamente.

O índice de 2022, de 176 quilômetros, representa uma alta de 51,7% em relação ao mesmo período do ano passado — quando o distanciamento social já havia recuado bastante, mas surgia uma nova onda de Covid, causada pela variante Ômicron. Em 2019, a marca havia sido de um quilômetro a menos: 175.

Últimas