Transporte deixa de aceitar Bilhete Único sem cadastro nesta quarta
Créditos remanescentes no cartão sem cadastro não serão perdidos e serão transferidos para o bilhete com o número do CPF
São Paulo|Do R7
O Bilhete Único sem cadastro - que não possui um CPF associado - deixa de funcoinar a partir desta quarta-feira (1). Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), 2,6 milhões de cartões nessas condições foram cancelados.
Leia também
Ainda de acordo com a SPTrans, os créditos remanescentes no bilhete sem cadastro não serão perdidos e serão transferidos para um cartão com o CPF.
"O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. Os novos bilhetes possuem tecnologia mais moderna e segura", explicou a empresa em nota.
Como saber se preciso trocar cartão
Para saber se o cartão foi cancelado parte, basta verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. Outra opção é consultar no site da SPTrans utilizando o número do CPF.
Para fazer o cadastro, o usuário deve entrar na página da SP Trans e preencher todos os dados, como CPF, RH, nome completo e data de nascimento. A partir desta quarta-feira, já não é mais possível associar o CPF ao cartão.
Bilhete Único personalizado
Para adquirir o bilhete de forma gratuita, é preciso fazer um cadastro no site da SPTrans e retirar o cartão em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço. Com nome e CPF do usuário, o cartão pode ser carregado com créditos comum, estudante, vale-transporte e mensal.