Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UBSs vão abrir aos sábados em SP para atender pacientes com gripe

Não é necessário agendamento. Serviço foi ampliado devido ao número crescente de casos de pessoas com quadros respiratórios

São Paulo|Do R7

469 UBSs abrem aos sábados para atender pacientes com sintomas de gripe
469 UBSs abrem aos sábados para atender pacientes com sintomas de gripe 469 UBSs abrem aos sábados para atender pacientes com sintomas de gripe

As 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da rede de saúde de São Paulo vão abrir aos sábados, das 8h às 17h, para atendimento de pacientes com sintomas gripais, sem a necessidade de agendamento prévio. A medida, adotada pela Secretaria Municipal da Saúde, ampliou o serviço devido ao aumento do número de casos de pacientes com quadros respiratórios.

Em novembro, foram registrados 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, 56.220 deles suspeitos de Covid-19. Em dezembro, houve 286.858 atendimentos, com 133.501 suspeitos de Covid-19. Já até o último dia 5, foram atendidas 57.351 pessoas com sintomas respiratórios, 32.956 com suspeita de Covid-19.

Leia também

Para conter os casos de influenza na capital, a secretaria retomou a vacinação contra a gripe e, até terça-feira (4), aplicou 443.179 doses. Também foi ampliada a testagem para influenza nas 469 UBSs, foram contratados profissionais para auxiliar na triagem dos casos e instaladas 56 tendas em unidades para agilizar o atendimento aos casos de síndrome gripal.

Os testes de Covid-19 começaram a ser disponibilizados no último dia 5 nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, PSs (Prontos-Socorros) e PAs (Pronto Atendimentos).

Publicidade

Leitos e sintomas

Para tratamento dos casos de Srags (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) na cidade, foram disponibilizados 406 leitos do Hospital da Brasilândia, que está com 80% de ocupação, e 229 leitos do Hospital Guarapiranga, com 75% da capacidade preenchida. O número de leitos poderá ser ampliado de acordo com a demanda. 

A síndrome gripal é caracterizada por quadro respiratório agudo, com pelo menos dois destes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos.

O resultado dos testes RT-PCR sai em até 48 horas após o recebimento da amostra pelo laboratório, e o teste de antígeno, em 15 minutos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.