Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um em cada 4 paulistanos já foi contaminado pela covid-19

Inquérito sorológico revela que maior parte dos infectados na cidade de SP tem entre 18 e 34 anos e mora em áreas carentes

São Paulo|Do R7, com informações da Record TV

SP terá mais 555 leitos de UTI para tratar pacientes da covid-19
SP terá mais 555 leitos de UTI para tratar pacientes da covid-19 SP terá mais 555 leitos de UTI para tratar pacientes da covid-19

Um inquérito sorológico realizado pela Prefeitura de São Paulo aponta que um em cada quatro moradores (25%) da capital paulista foram contaminados pelo novo coronavírus. Ainda conforme o exame, a maior parte dos infectados na capital paulista tem entre 18 e 34 anos (29,4%) e mora em áreas mais carentes da cidade.

Mais de 30% admitem não respeitar o distanciamento social e sair de casa para atividades não essenciais. O resultado é sobrecarga nos hospitais. Nesta sexta-feira (12), 83% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados na cidade.

Leia também

"Hoje, as internações aumentam e a permanência do paciente na nossa rede hospitalar é quase que o dobro de tempo do que permanecia anteriormente. É exatamente a questão desta nova variante que nós estamos enfrentando aqui na cidade", disse o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido.

O inquérito sorológico mostra o índice de contaminação apenas em adultos. Mas, desde que as aulas presenciais na rede municipal foram liberadas, em fevereiro, a prefeitura verificou o surgimento de casos suspeitos nas escolas — o número pulou de 173 surtos na época para o triplo de casos na última semana.

Publicidade

Por isso, a decisão das autoridades sanitárias do município foi cancelar as aulas até o dia 5 de abril. O recesso de junho foi antecipado nas escolas públicas. Os colégios particulares também fecham na próxima quarta-feira (17), mas podem optar pelo ensino à distância.

"Nós continuamos seguindo a saúde. Portanto, no dia 17, o recesso de julho será antecipado. Quem já puder, na segunda e na terça não enviar os filhos para escola, melhor, para evitar a circulação", complementou o o secretário municipal de educação Fernando Padula.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.